fbpx

Minhas bochechas são grandes !

Uma queixa muito comum em meu consultório é: Dr. Laertes minhas bochechas são grandes. Recebo muitos pacientes com essa queixa e que procuram a cirurgia de bichectomia (cirurgia para reduzir as bochechas). Sempre peço para que me apontem exatamente o local do rosto que lhes incomoda. Percebo que muitas vezes o que realmente desagrada são as maçãs do rosto ou os músculos masseteres muito fortes, e não o volume excessivo das bolas de Bichat.

Isso é importante, pois se indicamos bichectomia quando na verdade o paciente tem o músculo masseter muito grande o resultado não será o ideal. Entretanto algumas vezes pode ser necessário a associação de bichectomia com diminuição dos músculos masseteres através de aplicação de toxina botulínica.

As bochechas grandes pode ser devido a:

• Bolas de Bichat grandes;

• Músculos masseteres fortes de mais;

• Maçãs do rosto muito proeminentes.

Saber identificar a queixa do paciente orienta o tipo mais adequado de abordagem e evita frustações em relação ao resultado final.

Agende sua Consulta

Como ficarão minhas bochechas? 

O exame físico pode muitas vezes dar importantes pistas sobre o tamanho da bola de Bichat e apontar se a bichectomia isolada pode atingir a expectativa das/dos pacientes. Em alguns casos um exame de tomografia pode ser solicitado para auxiliar na decisão.

A pessoa que mesmo ao perder peso continua com o rosto redondo pode ser uma candidata a cirurgia. O face de uma pessoa pode ter acúmulo de gordura na bola de Bichat ou na pele. Em alguns casos para atingir o resultado esperado associo lipoaspiração de face com a retirada das bolas.

Resultado da bichectomia

De modo geral o resultado da bichetomia é discreto. Quando indicado a associação de lipoaspiração de face pode deixar o rosto ainda mais fino.