fbpx

Qual é o seu tipo ideal de cirurgia plástica?

International Society of Aesthetic Plastic Surgery divulgou um relatório com números sobre cirurgia plástica ao redor do mundo em 2013. Ao todo foram 23 milhões de cirurgias plásticas no ano passado. O Brasil ocupa posição de destaque no levantamento: o país foi o que mais realizou procedimentos cirúrgicos, ficando a frente dos EUA com 1.491.721 do total. O país da América do Norte, no entanto, ainda lidera quando o volume total de procedimentos estéticos – cirúrgicas e não cirúrgicas – são considerados.

As cirurgias mais realizadas no Brasil foram lipoaspiração e colocação de próteses mamárias. O país também é líder quando o assunto é rinoplastia e abdominoplastia. Entre os procedimentos estéticos o destaque é a aplicação da toxina botulínica. O volume é o segundo maior do mundo, com 308.185 procedimentos realizados.

Veja outras informações de destaques do relatório divulgado pela ISAPS:

– Mais de 23 milhões de cirurgias plásticas foram realizadas. Os cinco países que mais registraram procedimentos são os EUA, o Brasil, o México, a Alemanha e a Espanha.

– O procedimento mais popular do mundo é a aplicação de toxina botulínica.

– As mulheres representam 87,2% das pessoas que fizeram cirurgia plástica, num total de mais de 20 milhões. Na lista de mais populares estão: mamoplastia de aumento, lipoaspiração, blefaroplastia, lipoescultura e lifting de mama.

– Os homens representam 12,8% do total de pacientes de cirurgia plástica, num total de mais de três milhões. Os procedimentos mais procurados foram: rinoplastia, ginecomastia, blefaroplastia, lipoaspiração e otoplastia (cirurgia de orelhas).

Do total, 11.599.336 foram procedimentos cirúrgicos. Os mais populares foram:

1- Mamoplastia de aumento;

2- Lipoaspiração;

3- Blefaroplastia (cirurgia da pálpebra);

4- Lipoescultura;

5- Rinoplastia (cirurgia de nariz).

Os procedimentos não cirúrgicos somaram 11.874.973 do total. Os mais populares foram:

1- Aplicação de toxína botulínica;

2- Preenchimento cutâneo;

3- Remoção de pelos a laser;

4- Rejuvenescimento facial não invasivo;

5- Peeling químico, resurfacing com CO2, dermoabrasão.

Confira abaixo mais informações sobre alguns dos procedimentos mais realizados:

tipo ideal de cirurgia plástica

Lipoaspiração:

Uma das cirurgias plásticas mais famosas e requisitadas trata-se da lipoaspiração, a técnica tem como principal intuito a retirada da gordura localizada através de pequenos orifícios posicionados em áreas estratégicas do corpo, que ficam praticamente imperceptíveis, por meio deles é inserida uma cânula para que a gordura seja aspirada, o que irá trazer um melhor aspecto para o corpo do paciente.

Geralmente a lipoaspiração é realizada em regiões como quadris, coxas, abdômen, joelho, pescoço e braços. Não é indicado que se retire muita gordura das regiões de flacidez, pois estas podem se tornar ainda mais flácidas, já que a pele não se acomodará ao novo volume reduzido. Nestes casos recomendamos a retirada de pele.

A lipoaspiração é útil principalmente para as pessoas que possuem dificuldade para eliminar a gordura corporal somente com exercícios físicos e dietas, e não é indicada como forma de emagrecimento, mas sim como um recurso para melhorar o contorno corporal. Isso serve tanto para os homens como para as mulheres.


Cirurgia de mama (Silicone e Redução):

Apontada como a segunda cirurgia plástica favorita no país, a mamoplastia pode ser de aumento, de redução ou de elevação, sendo que o procedimento de aumento com o uso de próteses de silicone é a campeã. Todas as operações podem ser efetuadas tanto em homens como nas mulheres, porém a plástica feminina só poderá acontecer, no mínimo, após quatro anos passados da primeira menstruação.

A operação não chega a afetar a sensibilidade nos seios ou a amamentação. No entanto, deve-se esperar ao menos um ano para engravidar. O período de repouso varia de 15 a 30 dias. Assim como após todas as cirurgias, a dor é relativa, porém com o tempo ela desaparece.

Uma boa opção para ajudar no processo é fazer drenagens linfáticas e dormir de barriga para cima nos primeiros meses após a cirurgia. O procedimento é indicado para quem deseja aumentar o volume dos seios, e não é recomendável para quem tem seios caídos e deseja levantar os mesmos.


Prótese de panturrilha:

A ideia deste procedimento cirúrgico é devolver ao corpo a sensação visual de proporcionalidade, objetivo que será atingido em torno de seis meses. O resultado depende do planejamento pré-operatório que irá definir onde os implantes serão posicionados e quantos serão, mas a cirurgia já é altamente recomendada pelos próprios pacientes.

A incisão para colocação do implante na panturrilha é realizada na parte de trás dos joelhos, logo em cima da dobra e possui em torno de 3,5 cm, tendo um aspecto final bom e discreto. O implante pode ser inserido dentro ou acima do músculo.

A anestesia pode ser tanto peridural como geral, um fator positivo é que a cirurgia em si dura em torno de 2 horas e a internação varia de 12 até 24 horas. Normalmente é implantada apenas uma prótese de silicone em cada perna, porém podem ser usados até dois em cada lado.

O resultado final da cirurgia é o aumento do volume da região posterior e medial da perna ou panturrilha, melhorando o contorno e a deixando com um aspecto mais torneado.


Blefaroplastia:

Outra cirurgia plástica que vem se tornando bastante requisitada é a Blefaroplastia, ela é o procedimento cirúrgico responsável por melhorar o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos. 

Um ponto positivo é que cicatriz é muito discreta, e fica localizada no sulco da pálpebra superior, logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior. O tempo de cirurgia também é outro fator importante, ele gira em torno de apenas duas horas, com a utilização de uma anestesia local com sedação, sendo que o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia do procedimento.


Ritidoplastia:

Um dos procedimentos cirúrgicos favoritos das pessoas trata-se da Ritidoplastia, também conhecida como Lifting Facial, que visa melhorar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço. O envelhecimento se caracteriza pelas alterações da pele, formação de bolsas de gordura e frouxidão dos músculos.

A condição afeta inúmeras pessoas, e alguns hábitos do cotidiano contribuem para agravar este processo, tais como: exposição solar, stress, alcoolismo e tabagismo crônico, o que leva a dificuldade na expressão dos movimentos faciais, por esse motivo é bom evitar esses hábitos antes e depois do procedimento.

 A cirurgia consiste no reposicionamento dos tecidos (músculo, pele e gordura), de uma maneira sutil e natural, por isso que o seu uso tem ganhado tantos adeptos dentro do mercado.

O tempo de cirurgia gira em trono de quatro horas, o paciente fica internado por um dia e o dreno de aspiração é retirado no dia da alta hospitalar, a cicatriz é quase mínima. O inchaço pode ser combatido com compressa frias nos primeiros dois dias e com a elevação da cabeceira da cama. Após uma semana, é orientada a drenagem linfática manual, já os pontos são retirados entre cinco a sete dias. 

Agende sua Consulta

É claro que em todas as cirurgias existem riscos, por essa razão o paciente deve consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão, também tem que estar com a saúde em dia e atender a todos os requerimentos necessários.

As cirurgias devem ser realizadas em ambiente hospitalar, com uma equipe treinada, onde vários exames pré-operatórios serão realizados a fim de minimizar quaisquer riscos.

Ficou curioso? Para saber todos os detalhes sobre essas e outras cirurgias plásticas agende uma visita e venha nos conhecer!