Assimetria facial pode ser corrigida

AOs padrões de beleza estão cada vez mais alto, não é mesmo? Diante disso, é comum que muitas pessoas sintam que existe uma assimetria facial além do normal, o que as incomoda em seu dia a dia.É importante dizer que todos os seres humanos possuem uma certa assimetria. É impossível ter os dois lados do corpo exatamente iguais e com as mesmas proporções, mas, quando você se olha no espelho e sente que algo pode ser melhorado, talvez seja a hora de buscar ajuda médica.A atenuação dos efeitos da assimetria facial é possível com o uso de inúmeras técnicas, adotadas de acordo com a necessidade e as características de cada paciente.Se você acha que sofre desse problema, a seguir, te explicamos melhor o que é assimetria facial e como um cirurgião plástico pode corrigi-la. 

O que é assimetria facial? Como saber se tenho esse problema?

A assimetria facial é uma diferença entre os dois lados do rosto. Na maioria dos pessoas, essa condição é imperceptível, mas alguns problemas podem deixa-la mais evidente. Dificuldade para mastigar, respirar ou deglutir são alguns exemplos de quando a assimetria facial precisa ser corrigida.Quem pensa que esse problema afeta somente a região mandibular se engana. Isso porque a altura dos olhos também podem sofrer interferência, assim como o nariz.Ao se olhar no espelho, o paciente com assimetria facial sente um desconforto, que faz com que ele adote medidas para atenuar esses efeitos. Há, no entanto, casos em que é necessária uma intervenção para corrigir as assimetrias, especialmente quando há comprometimento da saúde e qualidade de vida.

Quais são os procedimentos para corrigir a assimetria facial?

Entender a causa do problema é a medida inicial tomada pelo cirurgião plástico. Depois, ele mapeia a gravidade dessa assimetria e avalia que tipo de procedimento seria mais eficiente.Em geral, as intervenções cirúrgicas para corrigir assimetrias faciais englobam procedimentos nas pálpebras, no nariz ou mandíbula, por exemplo.A aplicação de toxina botulínica também é uma medida bastante utilizada para corrigir assimetrias. Essa substância atua na musculatura e inativa os impulsos nervosos que a contraem, deixando o rosto com um contorno mais delicado e harmonioso.Existem, ainda, outros recursos para amenizar a assimetria facial. Por isso, apenas um cirurgião capacitado é capaz de avaliar e indicar a melhor abordagem de acordo com cada caso.

Quero corrigir minha assimetria facial. O que faço?

A melhor forma de corrigir uma assimetria facial com segurança é buscar o auxílio de um cirurgião plástico experiente nesse tipo de procedimento. Após fazer uma avaliação minuciosa, ele indicará a melhor e mais segura abordagem para o caso, explicando ao paciente os possíveis riscos e resultados esperados.Lembre-se de que qualquer procedimento traz riscos e pode gerar complicações. Por isso, é essencial consultar-se apenas com membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ok?
EnglishPortugueseSpanish