fbpx

Blefaroplastia: como funciona a cirurgia que eleva e corrige as pálpebras

cirurgia plastica de palpebras

Tem dúvidas sobre o que é blefaroplastia? Quais são seus benefícios, riscos, para quem é indicada e, acima de tudo, por que fazê-la?

Esse procedimento, cada vez mais comum e que atende às mais variadas necessidades, pode ser feito tanto em jovens quanto em idosos. Tudo dependerá das condições do(a) paciente e indicação do cirurgião plástico.

A seguir, conheça melhor a blefaroplastia e entenda se ela é indicada para você!

O que é blefaroplastia e para quem é indicada

Blefaroplastia é o nome da cirurgia plástica nas pálpebras. A maioria das pessoas que busca esse procedimento são pacientes que apresentam os sinais do envelhecimento na região. Entretanto, também há muitos pacientes jovens que podem se beneficiar do procedimento.

A blefaroplastia pode envolver o tratamento da pálpebra superior e inferior. Podemos retirar o excesso de pele, músculo e gordura, ou fazer uma associação de ambos.

E a cicatriz, doutor? Onde fica?

A cicatriz da pálpebra de cima é posicionada exatamente no sulco palpebral – aquela prega de pele que existe quando abrimos e fechamos os olhos.

Na parte de baixo, a cicatriz da blefaroplastia é posicionada de 1 a 2 mm abaixo dos cílios. 

Posicionadas de maneira imperceptível, essas cicatrizes são, via de regra, de excelente qualidade. Nos primeiros meses, pode acontecer de ficarem vermelhas, mas, com o passar do tempo, elas clareiam.

Quem deve fazer uma blefaroplastia

A cirurgia tem o objetivo de devolver o aspecto descansado e desperto do paciente, além de eliminar bolsas de gordura, dar um ar mais jovial e, principalmente, natural ao olhar. 

Em vários casos, é possível associarmos enxerto de gordura à blefaroplastia.  O enxerto de gordura nas olheiras preenche de forma definitiva o sulco, ou seja: a depressão que existe entre a pálpebra inferior e a maçã do rosto.  

E sobre a cantopexia? Do que se trata?

Esse procedimento, que atualmente está na moda, tem o objetivo de corrigir a flacidez das pálpebras inferiores de pacientes com mais idade.

Ele traciona a pálpebra e corrige os problemas da pálpebra flácida, tais como olhos vermelhos e lacrimejamento. Contudo, com o passar dos anos, percebeu-se que o efeito também era embelezador e mulheres muito mais jovens estão procurando esse tipo de procedimento para deixar os olhos mais amendoados.

Anestesia e pontos da blefaroplastia. Como funcionam?

O cirurgião plástico pode optar por anestesia geral ou local com sedação, dependendo das necessidades e características do(a) paciente.

Os pontos são retirados entre cinco e sete dias. Dentro de duas semanas, o(a) paciente está liberado para as atividades habituais.

O procedimento leva entre 1-3 horas e existem muitas técnicas que podem ser utilizadas. Algumas são bem simples e outras bem avançadas. Cada uma com sua indicação.

Por isso mesmo, é imprescindível se consultar com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica, como o Dr. Laertes Thomaz Junior, para verificar a abordagem que trará mais benefícios ao seu caso.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se em nosso canal, acesse nossas mídias digitais e agende uma consulta para identificar sua necessidade e indicação. Teremos grande prazer em lhe atender! 

4 thoughts on “Blefaroplastia: como funciona a cirurgia que eleva e corrige as pálpebras

    • Dr Laertes Thomaz Jr says:

      Olá, Elizabeth, tudo bem?

      Como está?

      Poderia entrar em contato conosco pelo telefone, por favor?

      (11) 2640-0629

      Será um prazer auxiliar você sobre blefaroplastia.

      Também pode nos contatar pelo Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *