Entenda quais as nuances que o tempo imprime em nossa expressão facial e aprenda a identificar os sinais da idade no seu rosto
Está claro que são muitas as mudanças que ocorrem no rosto com o passar dos anos. O processo de envelhecimento é pessoal e diferente para cada indivíduo. Mas, algumas alterações acontecem com qualquer pessoa e, antes de mais nada, elas devem ser bem entendidas e analisadas por nós, cirurgiões, para que seja possível obter bons resultados nos procedimentos de lifting e rejuvenescimento facial.
Para comparar essas alterações, costumamos pedir fotos do paciente em idades anteriores. Com isso, podemos primeiramente identificar, junto a ele, as mudanças ocorridas e, então, definir quais procedimentos devem ser realizados.
Mas, você sabia que uma das principais alterações trazidas pelo tempo é o formato do rosto? Na juventude, nossa face costuma ser como um V, com as maçãs do rosto protuberantes fazendo os extremos do V e o queixo fazendo a ponta. Nestes casos, o rosto todo acompanha essa forma. Nessa fase, temos mais volume nas bochechas e menos nas mandíbulas, que costumam ser bem marcadas.
Com o passar dos anos, esse formato vai se perdendo, passando primeiro por uma forma quadrada, em que todas as partes têm mais ou menos o mesmo volume, até chegar a um triângulo invertido. Ou seja, quando as maçãs do rosto perdem saliência e a mandíbula se torna mais volumosa. Nessa fase, já não se vê o contorno da mandíbula e, muitas vezes, nem o do pescoço.
Mas, por que isso acontece? Muitos pacientes acreditam que é porque perdemos o tecido mole, as gorduras que se acumulavam na região das maçãs e com os anos acabam escorregando até a região mandibular. E, sim, está correto, mas não é só isso. Porque, além de gordura, perdemos músculo, a pele de toda essa área se torna mais flácida e, o mais interessante, perdemos também parte do osso dessa região.
Com nome de osso zigomático, ou simplesmente zigoma, esse osso forma a parte mais saliente da face, a conhecida maçã do rosto, e também faz o contorno inferior dos olhos. E é ele que na juventude contribui para esse aspecto mais volumoso na região das maçãs e com o tempo vai ficando cada vez mais fino.
O resultado de todos esses processos é o acúmulo de gordura na parte de baixo, ao lado do queixo, causando a chamada jowls ou, aqui no Brasil, “buldoguinho”, que incomoda muita gente. A boa notícia é que essa alteração pode ser corrigida com o lifting facial e outros procedimentos estéticos.
Se você quer saber mais sobre o lifting facial e outras cirurgias para correção dos sinais de envelhecimento, entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta.
Dr Laertes Thomaz Jr – CRM137700 – RQE36792