Rinoplastia: como funciona e para quem é indicada
A rinoplastia, cirurgia indicada para a correção do nariz, pode ter diferentes objetivos, tais como aumentar ou diminuir o nariz, deixar a ponta mais arrebitada, afinar as asas nasais ou remover o famoso “calo” nasal. “É comum pacientes chegarem ao consultório dizendo ‘doutor, não gosto do meu nariz. Podemos melhorá-lo?’”, explica o cirurgião Dr. Laertes Thomaz Junior, que indica o procedimento para quem está insatisfeito com o formato natural de seu nariz ou precisa corrigir problemas como septo nasal, além de se submeter à turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais – comumente chamados de carne esponjosa.
“A rinoplastia pode ser feita, em média, a partir dos 15 anos de idade, quando o desenvolvimento do facial do paciente já está concluído”, diz o cirurgião, citando que, em 30 dias, já é possível ver 95% do resultado final. “Entre seis meses e um ano o resultado será completo”, complementa.
Técnicas utilizadas na rinoplastia
Há duas técnicas utilizadas na rinoplastia, que são a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal). “Na técnica aberta, faz-se uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina”, explica Dr. Laertes. Na técnica fechada, por outro lado, há incisões apenas dentro das narinas.
A técnica de rinoplastia aberta é indicada para casos em que há necessidade de grandes alterações no nariz. Já a fechada exige grande habilidade do cirurgião: “a técnica fechada tem mais vantagens, como a redução no tempo do procedimento e o resultado final ser um pouco mais natural”, diz o cirurgião, destacando a rapidez de recuperação nesses casos.
Como reduzir o tamanho do nariz
Na maioria dos casos, a rinoplastia é feita em pacientes que desejam reduzir o tamanho do nariz. Esse procedimento retira partes da cartilagem e/ou raspa o osso. Alguns pacientes podem, ainda, necessitar de uma fratura do osso nasal com o objetivo de reduzir o “ossinho” do nariz. Na rinoplastia é aplicada anestesia geral ou local com sedação e o procedimento dura aproximadamente duas horas.
Quem não deve fazer a rinoplastia
A rinoplastia é contraindicada para pacientes que apresentem doenças prévias em fase aguda, além de mulheres em fase de amamentação e pessoas que utilizem medicamentos anticoagulantes.
Pingback: Alectomia | Cirurgia para Diminuir "as abas do nariz"