fbpx

Como é a recuperação da cirurgia de abdominoplastia

A abdominoplastia, cujo objetivo é retirar flacidez e pele excedente da região do abdômen, é uma cirurgia que requer muito repouso no pós-operatório por, pelo menos, dez dias. No caso de pacientes que se submetem a abdominoplastia e lipoaspiração, a recuperação é mais lenta e dolorosa. “Nesses casos, a recuperação dura mais de dois meses”, explica Dr. Laertes Thomaz Junior, cirurgião plástico, enfatizando que é necessário, neste período, dormir de barriga para cima, andar com o tronco curvado e manter a cinta até o médico liberar a sua retirada.

São prescritos também medicamentos para aliviar a dor e antibióticos. Depois de oito dias, removemos os pontos”, explica o cirurgião, citando que, após a cirurgia, o paciente permanece internado por cerca de dois dias, juntamente com uma cinta, um dreno e meias de compressão. “A cinta deve ser mantida por uma semana”, explica Dr. Laertes, destacando, também, a importância das meias de compressão para evitar trombos.

Como dormir após a abdominoplastia

O paciente deve dormir de barriga para cima, com as pernas dobradas, evitando dormir de lado. “Pode-se colocar almofadas nas costas, ajudando a elevar o troncom, e por baixo dos joelhos, para levantar as pernas”, destaca o cirurgião.

Como tomar banho após a cirurgia

A cinta modeladora não deve ser retirada pelo período de oito dias após o procedimento e, por isso, durante esse período, não se pode tomar banho no chuveiro. Recomenda-se lavar o corpo parcialmente com a ajuda de uma pessoa.

Como aliviar a dor 

Após a abdominoplastia é normal sentir dor na barriga e nas costas. “Para aliviar essas dores, o paciente deve tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião” diz Dr. Laertes. Para tratar a dor no fundo das costas, pode-se pedir a um familiar para fazer uma massagem ou colocar panos de água quente.

Quando trocar o curativo

O curativo deve ser ao final de quatro dias e os pontos são removidos oito dias depois do procedimento.

 

É fundamental tomar cuidado para não machucar o local cortado e, por isso, deve-se respeitar a posição indicada para dormir, evitar esforços e usar roupas largas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *