Como funciona a cirurgia de redução de mama em homens
A ginecomastia, ou aumento das mamas masculinas, não representa um problema grave, mas, na maioria das vezes, traz muito desconforto estético devido ao volume avantajado das mamas nos homens, o que pode inviabilizar o uso de trajes de banho, por exemplo.
Por meio da cirurgia de redução da mama masculina é possível recuperar o aspecto do peito de homem e remover a glândula mamária, que cresce devido a distúrbios hormonais, de alimentação, por uso de medicação ou sem causa definida na maioria dos casos.
Procedimento simples, a retirada da mama masculina deve ser feita por um cirurgião experiente para que as cicatrizes fiquem discretas e os resultados sejam os melhores possíveis.
Se você sofre com essa condição, a seguir, abordamos as principais dúvidas sobre a cirurgia de ginecomastia, incluindo pré e pós-operatório. Acompanhe:
Por que alguns homens sofrem com ginecomastia?
Geralmente, o aumento das mamas em homens acontece devido a um desequilíbrio entre os hormônios femininos e masculinos. Há casos, especialmente na adolescência, em que esses hormônios se autorregulam e a ginecomastia regride, porém, na idade adulta, essa condição requer intervenção cirúrgica.
O procedimento de retirada de mama em homens é difícil?
A cirurgia de ginecomastia é a remoção total da glândula mamária para que a condição não volte. Feito com anestesia local, o procedimento é simples e, na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia.
Como é feita a redução de mama masculina?
A retirada da mama masculina inclui uma incisão em formato de meia-lua ao redor da aréola para a retirada da glândula mamária, que pode ser combinada a uma lipoaspiração para a retirada do tecido gorduroso em excesso. Em alguns casos, a lipoaspiração isolada consegue resolver sem a necessidade de realizar a incisão na aréola.
Que tipo de exames são solicitados no pré-operatório?
Como qualquer procedimento, a cirurgia de redução de mamas em homens tem alguns riscos. Por isso, o cirurgião plástico pedirá exames de sangue, coagulograma, urocultura e ultrassonografia mamária.
A ginecomastia é muito comum em homens?
O aumento das mamas em homens é uma condição mais comum do que se imagina. Estima-se que a ginecomastia afete até 40% dos homens, em uma ou ambas as mamas.
Quem pode fazer a cirurgia de redução de mamas em homens?
A cirurgia de ginecomastia pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que tenham boa saúde física e psicológica.
Como é a recuperação da cirurgia de redução mamária masculina?
Em geral, o pós-operatório da cirurgia de ginecomastia causa pequenos desconfortos, aliviados por analgésicos receitados pelo médico. Entre 24 a 48 horas após o procedimento, grande parte dos pacientes já retoma suas atividades normais – exceto exercício físico intenso.
A cirurgia em homens com seios pode ser combinada?
A ginecomastia pode, sim, ser associada a outros procedimentos, dependendo da necessidade e do desejo do paciente. Pode-se fazer lipoaspiração, abdominoplastia, implante de prótese de panturrilha, além de procedimento faciais, tais como bichectomia, aumento de queixo, lipoaspiração de papada, entre outros.