Antes de recomendar o que deve ser feito em casos de contratura capsular, primeiro preciso explicar o que é uma cápsula. Em termos simples, é a cicatriz que se forma ao redor da prótese de silicone implantada na mama. Em toda cirurgia de prótese de mama acontece a formação da cápsula, porém quando esta é muito grossa ocorre o que chamamos de contratura capsular.
A contratura capsular é uma possível complicação do procedimento, sendo um dos mais frequentes agravamentos de uma mamoplastia de aumento com prótese. Sua ocorrência é gradativa, ou seja, primeiro ocorre um espessamento na cápsula que se torna rígida, dolorida e é chamada então de contratura. Como consequência disso, ocorre o enrijecimento da mama, possível mudança de formato e dor severa em casos mais graves.
E são justamente as consequências que irão definir o tempo do novo procedimento para cada caso, após avaliação e realização de exames de imagem.
SIM, em casos de contratura capsular, deve ser feito um procedimento cirúrgico para troca da prótese, onde o que muda é o tempo para realização de acordo com o grau da contratura. Se as dores forem severas, a troca é indicada imediatamente. Se estiver em um grau inicial, onde as mamas estão apenas endurecidas, a troca dos implantes pode ser programada sem pressa.
🤷🏼♀💬 O mais importante é estar em contato constante com seu cirurgião para receber orientações sobre os cuidados e uma avaliação individualizada. Caso tenha dúvidas sobre o tema, deixe nos comentários que eu irei responder todos os seus questionamentos!