fbpx

Existe idade para fazer procedimento estético?

A partir de que idade pode-se fazer um procedimento estético?

 

Um cirurgião plástico geralmente ouve essa pergunta de seus pacientes, que desejam saber qual é o melhor momento na vida de uma pessoa para se submeter a um procedimento estético. Adolescentes que se sentem desconfortáveis com alguma parte de seu corpo ou rosto tendem a ficar ansiosos para se submeter a uma cirurgia reparadora o quanto antes, mas será que devem?

 

“A resposta é que não existe regra para isso e cada caso deve ser avaliado de maneira individual”, diz Dr. Laertes Thomaz Junior, cirurgião plástico, afirmando que os jovens se submetem cada vez mais cedo a procedimentos estéticos como plástico no nariz, lipoaspiração, implante de silicone nos seios, etc.

 

Algumas cirurgias, como a que corrige orelhas de abano, podem ser feitas na infância, ainda no período pré-escolar”, diz Dr. Laertes. “Já outras, como a colocação de próteses de silicone nos seios, são recomendadas apenas depois dos 16 anos”, completa o especialista, citando que, nessa idade, já ocorreu o desenvolvimento completo dos seios.

 

Os riscos de se submeter a um procedimento cirúrgico antes de o corpo estar totalmente formado incluem comprometimento dos resultados, que podem não sair como o esperado. Por isso, é fundamental avaliar o caso, a situação do paciente e a opinião da família. “O cirurgião deve ouvir o jovem, entender suas razões e, só então, aconselhar o melhor procedimento ou seu adiamento”, analisa Dr. Laertes.

 

Atualmente, as cirurgias plásticas mais realizadas por adolescentes são as de correção de orelhas de abano, colocação de prótese de silicone, lipoaspiração, lipoescultura, rinoplastia (cirurgia de nariz) e redução de mamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *