☀️ Exposição solar é um dos temas mais orientados em um pós-operatório de qualquer cirurgia plástica que eu realizo. E o motivo é altamente relevante: a cicatrização da pele.
Isso porque o sol, especialmente no verão (que está quase chegando), pode tornar a cicatriz mais escura e isso, muitas vezes, é irreversível. Com a pele mais sensível após a cirurgia, os raios ultravioleta atuam contra o organismo, interferindo na pigmentação da pele e dificultando a recuperação e o processo de cicatrização do paciente. Além disso, o sol também pode causar inchaço e latejamento devido à vasodilatação sanguínea que ele causa.
📌 Tomar os cuidados adequados com relação à exposição solar é essencial para o resultado satisfatório de toda e qualquer cirurgia, especialmente para tornar a cicatriz mais discreta e o menos visível possível.
Separei algumas orientações sobre o tema para você, que pretende realizar uma cirurgia plástica ou até já realizou:
Prazos para voltar a tomar sol
Logo após a sua cirurgia, evite qualquer exposição solar por, no mínimo, 30 dias;
Após os 30 dias, a exposição ao sol deve ser moderada e sempre com protetor solar.
Tempo de cicatrização
Cada organismo tem um tempo. Mas, no geral, logo após a cirurgia, a cicatriz terá a mesma cor da sua pele. Depois de um período, a sua cicatriz pode ficar vermelha e até um pouco roxa durante 3 a 6 meses.
Só a partir desse momento, ela começa a clarear. E é por isso que o sol deve ser evitado no pós-operatório, evitando que ela escureça ao invés de voltar à sua aparência mais discreta.
Proteção da Cicatriz
Cuide da sua cicatriz de todas as formas que puder: use sempre protetor solar com fator de proteção (FPS) acima de 60, hidrate a região e saia com ela sempre coberta por um micropore e roupas, mesmo após o período inicial de 30 dias. Caso viaje para locais de maior exposição solar, fique sempre debaixo de um guarda-sol, pelo menor tempo possível.
Mar e Piscina
Evite ambos para não contaminar as incisões cirúrgicas e, consequentemente, influenciar negativamente a sua cicatrização.
Hidratação
Para manter a pele sempre hidratada, além de cremes hidratantes, consuma de 2,5 a 3 litros de água por dia. Evite a hipotensão causada por dias mais quentes e previna sempre a desidratação.