fbpx

Lifting facial endoscópico: como funciona e quem pode fazer

Com o envelhecimento natural da pele, nosso rosto passa por algumas transformações que são bem conhecidas e estudadas. As principais são:

  • Perda de volume da face por diminuição de osso;
  •  Flacidez;
  • O padrão de acúmulo de gordura muda, com maior concentração nas regiões do inferior da face e pescoço;
  • Perda de volume na região das maçãs do rosto;
  • “Queda” das sobrancelhas (isso também pode ocorrer em pessoas mais jovens).

Hoje em dia, existem inúmeros tratamentos não-cirúrgicos indicados para tratar essas alterações típicas do processo de envelhecimento. 

Entretanto, quando os tratamentos cirúrgicos não fizerem mais efeito ou se o paciente tiver a necessidade de algo definitivo e mais evidente, o lifting facial endoscópico é ideal. 

O LFE se destina aos pacientes que desejam melhorar o terço superior e o terço médio do rosto:

Terço superior compreende testa, rugas entre as sobrancelhas e, principalmente, a posição das sobrancelhas

Terço médio engloba maçãs do rosto, bigode chinês e toda a região malar

Essa técnica de lifting facial endoscópico é destinada a pacientes sem muito excesso de pele, pois as cicatrizes são mínimas e posicionadas dentro do couro cabeludo, não permitindo a retirada do excesso de pele. 

Com essa abordagem, o cirurgião plástico consegue reposicionar e elevar todos os tecidos do terço médio e superior do rosto de forma duradoura e muito mais efetiva do que as técnicas não cirúrgicas,

Como rejuvenescer o terço superior da face

Com o envelhecimento, por questões genéticas, a sobrancelha tende a ceder, ocupando uma posição mais próxima dos olhos. Isso confere um aspecto mais “carrancudo” ao rosto, dando um ar de tristeza e cansaço.

Quando isso acontece, há procedimentos indicados para elevar a sobrancelha e conferir uma posição mais harmônica à face: a toxina botulínica, os fios de sustentação e os preenchedores.

Esses procedimentos são temporários e apresentam pouca eficiência em casos mais acentuados. Por isso, nessas situações, a melhor abordagem é a cirurgia de lifting facial endoscópico (brow lifting, lifting de sobrancelha ou lifting de supercílio).

Nesse procedimento, são realizadas pequenas incisões dentro do couro cabeludo. Então, um sistema de imagem é introduzido e toda a cirurgia é realizada por essas pequenas incisões, que não deixam cicatrizes aparentes. 

A sobrancelha é posicionada e fixada no lugar desejado por meio de placas, abrindo e iluminando os olhos, dando um olhar mais desperto e jovem. Nas mulheres, podemos elevar mais a cauda da sobrancelha, o que dá um efeito mais sedutor, que perdura por anos.  

Por essas mesmas incisões, pode-se realizar o lifting facial do terço médio, das maçãs do rosto, bigode chinês e região malar, a depender da indicação. Esse procedimento eleva e reposiciona essas estruturas de maneira definitiva, devolvendo um aspecto mais jovem e bonito à face.

Um cirurgião plástico experiente e membro da Sociedade Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica, como o Dr. Laertes, é o profissional mais indicado para avaliar cada situação e indicar o lifting facial endoscópico, se necessário.

2 thoughts on “Lifting facial endoscópico: como funciona e quem pode fazer

    • Dr Laertes Thomaz Jr says:

      Olá, Valéria, tudo bem?

      Para agendamento de consulta, por favor entre em contato nos telefones abaixo.

      Estes são os contatos da minha Clínica (11) 2640-0629 e (11) 99374-5234

      Muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *