A cirurgia plástica de barriga, também conhecida também como abdominoplastia, é um procedimento realizado no abdômen para retirar o excesso de pele e reduzir a flacidez nesta região.
A causa dessa flacidez pode ser tanto a perda rápida de peso quanto uma gestação, por exemplo. Aliás, é muito comum que pessoas confundam abdominoplastia com lipoaspiração, mas é importante entender que os procedimentos são diferentes, embora possam se complementar.
Uma dúvida muito comum entre as mulheres é se quem faz abdominoplastia pode engravidar. Por isso, a seguir, acompanhe as diferenças entre abdominoplastia e lipoaspiração e entenda qual é sua relação com a gravidez.
“Na abdominoplastia, é feita uma incisão no baixo ventre, como se fosse uma cesariana nas mulheres. Depois, a pele é descolada em direção às costelas, até o ponto necessário, e reaproximados os músculos retos abdominais”, explica o cirurgião plástico Dr. Laertes Thomaz Junior, especialista em técnicas de lipoaspiração.
Ele enfatiza que, como na abdominoplastia os músculos são colocados em posição original, corrigindo hérnias e retirando os tecidos em excesso, é indicado que a cirurgia seja realizada após a mulher ter filhos, pois uma gestação pode prejudicar os resultados do procedimento.
Além disso, na cirurgia de abdominoplastia, os músculos verticais são apertados e futuras gestações podem separá-los, o que não é recomendado.
Casos específicos de gordura e flacidez abdominal requerem uma abdominoplastia associada, que remove o excesso de pele entre o umbigo e a cesárea.
Segundo o Dr. Laertes, um dos cirurgiões referência em lipoaspiração no Brasil, pacientes que tenham excesso de gordura e flacidez podem fazer uma lipoabdominoplastia, que é a associação das duas técnicas, realizando, primeiramente, a lipoaspiração, que retira a gordura dos lados (flancos) e do abdômen.
“Depois, na mesma cirurgia, faz-se a abdominoplastia, com a retirada da pele em excesso e correção da cinta muscular para resultar em um abdômen magro e sem flacidez”, completa.
Especialista nas técnicas mais modernas de lipoaspiração, Dr. Laertes explica que o primeiro equipamento desenvolvido para facilitar o procedimento foi o vibrolipo-aspirador, um aparelho que vibra e faz um movimento de rotação com a ponta da cânula. O resultado inclui tecidos menos machucados e uma cirurgia muito mais tranquila.
Outro equipamento bastante moderno e que facilita a cirurgia de lipoaspiração é o Vaser, indicado para o momento que antecede a retirada de gordura. Ele, inclusive, é utilizado para fazer a famosa “lipo HD”, queridinha de famosas como Kim Kardashian, além das influenciadoras Virginia e Gkay. Isso porque facilita um procedimento com maior precisão, definindo os contornos musculares do corpo.
“Gosto também de usar aparelhos como Renuvion e Bodytite em pacientes com flacidez de leve a moderada, que serão submetidos(as) a uma lipo e não desejam grandes cortes para retirada de pele”, complementa Dr. Laertes, explicando que uma avaliação minuciosa é fundamental para entender a abordagem mais indicada para cada paciente.