fbpx

Simetria facial: você sabe o que é?

Saiba quais são as formas que a cirurgia plástica traz para o alcance de uma melhor simetria facial

Um termo que vem sendo cada vez mais discutido é o da simetria facial, e você sabe o que isso significa? Simetria facial consiste em uma simetria perfeita entre os dois lados da face, o que constitui um belo rosto e a garantia de belas fotografias. Muitos especialistas afirmam que uma simetria facial perfeita não existe, mas algo próximo a ela sim. E muitas pessoas reclamam por terem o rosto bem longe da simetria ideal, o que pode provocar uma sensação ruim e de baixa autoestima.

 

 

Simetria Facial - LTJ Plástica

 

Pessoas que têm a simetria do rosto bem longe do ideal, geralmente apresentam queixos desproporcionais ao resto da face, uma mandíbula menos marcada, ou mesmo a ausência de um contorno que defina o rosto perfeitamente e é para resolver esses casos que entra a cirurgia plástica.

 

Implantes faciais

Para resolver a questão de um rosto pouco assimétrico, que pode trazer uma autoimagem prejudicial, existem alguns procedimentos estéticos de cirurgia plástica, que podem ser realizados, são os chamados implantes faciais.

O tamanho dos implantes é bem variante e vai de acordo com a necessidade do rosto que o paciente tem – o cirurgião analisa a simetria facial e vê qual implante, e de que tamanho, se adapta melhor ao rosto daquela pessoa.

 

Os principais implantes faciais são o de queixo, bochecha e um que vem sendo bastante difundido, que é o implante de mandíbula. Abaixo, falamos sobre cada um deles:

 

  • Implante de mandíbula:

A mandíbula consiste na área onde se concentram nossos dentes inferiores, ela é um osso impar que se movimenta quando abrimos e fechamos nossa boca. Uma mandíbula que não é simétrica com o resto da face pode dar o aspecto de um rosto desregular que, sem a visão clara do queixo, o que dá a sensação de continuação com o pescoço.

 

Simetria Facial - LTJ Plástica

 

Por essas e outras questões que fazem com que a mandíbula que não está simetria, não colabore para a beleza do rosto é que foi criado o implante de mandíbula. O implante consiste em, basicamente, fazer o aumento do terço inferior do rosto através de um implante, que pode ser de enxerto de ossos ou com materiais como o polietileno.

Este tipo de cirurgia plástica pode ser feito tanto por homens ou por mulheres e deve ser indicado pelo médico cirurgião. Geralmente, pessoas com faces ovais e redondas costumam procurar mais esse tipo de cirurgia para que a face ganhe um tom mais angular.

 

  • Implante de queixo:

Assim como acontece na mandíbula, o tamanho do queixo também pode influenciar na simetria facial. Muitas vezes, o queixo de um paciente pode não ser proporcional ao tamanho de seu nariz ou ao cumprimento de sua testa, o que prejudica a aparência facial.

Assim como acontece na mandíbula, um queixo pequeno desproporcional ao rosto pode dar a sensação de continuidade com o pescoço, o que esteticamente não é agradável. Por isso essa cirurgia consiste em fazer um implante para aumento de queixo, seja através de um implante de silicone, polietileno poroso ou outro material semelhante.

 

Simetria Facial - LTJ Plástica

 

A cirurgia é indicada tanto para homens, quanto para mulheres que, após uma avaliação do médico cirurgião, viram a necessidade de realização do implante de queixo para uma melhor simetria facial e também, consequentemente, uma melhor aparência.

 

 

  • Implante de bochecha:

O implante de bochecha é indicado para pessoas que possuem essa região do rosto flácida (que pode ser consequência da idade), ou mesmo para quem deseja ter uma maior projeção das chamadas maçãs do rosto.

 

Simetria Facial - LTJ Plástica

 

O implante consiste em aumentar as bochechas com um material adequado, que pode ser um tipo de silicone. Esse aumento pode acontecer com uma injeção, ou mesmo com pequenas intervenções, não sendo necessários grandes cortes para este procedimento.

 

Como resultado dessa cirurgia plástica, os pacientes mais velhos podem relatar um aspecto facial mais jovem, uma vez que com as bochechas maiores os olhos podem ser menos fundos. E os pacientes mais jovens, em especial as mulheres, podem relatar a satisfação com a presença das maçãs no rosto, tão notadas em rostos considerados de aparência esteticamente bela.

 

Esta cirurgia plástica é indicada tanto para mulheres, quanto para homens, que podem se sentir incomodados com a ausência de volume nas bochechas. Ela deve ser realizada após a avaliação do médico cirurgião que vai, assim como em outros casos, definir a necessidade e o tamanho do implante para que a simetria do rosto seja alcançada.

 

Essas são algumas das intervenções cirúrgicas na face que buscam uma melhor simetria do rosto. Como citamos aqui, existem muitos casos em que há a necessidade de implantes faciais, mas existem casos também em que é realizada a redução de alguma parte facial, que pode não agradar esteticamente, como, por exemplo, o nariz.

Agende sua Consulta

Para todos os casos é sempre muito importante a avaliação médica antes de se submeter à cirurgia plástica, só ele pode avaliar a real necessidade da cirurgia e as condições do paciente para o procedimento. Além de ser importante escolher bem o local onde você irá realizar seu procedimento estético, procure sempre um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *