Lipoescultura – técnica retira gordura de áreas mais proeminentes
A lipoescultura é um procedimento muito utilizado nos dias de hoje e podemos dizer que é uma variação da lipoaspiração. O que difere a lipoaspiração da lipoescultura é que a segunda técnica permite a retirada de gordura das áreas mais proeminentes e seu enxerto em regiões com falta de volume.
Vale destacar que, com essa procedimento, a região de onde a gordura foi aspirada não aumenta de volume, aumenta menos caso a pessoa ganhe peso.
Geralmente, a transferência de gordura é realizada para o glúteo, face (“bigode chinês” ou sulco nasolabial) e, ainda, para o preenchimento de regiões com depressão ou falta de volume. O tempo cirúrgico pode variar de 1 a 5 horas, a depender do volume e número regiões a serem lipoaspiradas, e a anestesia pode ser local, peridural ou geral.
A dor no pós-operatório não é significativa, contudo a sensibilidade varia de pessoa para pessoa e poderá ser bem manejada com o uso de medicamentos. O tempo de internação é de aproximadamente 24 horas. Existe necessidade de uso de malha cirúrgica por 2 meses, bem como drenagem linfática manual. Os pontos são retirados em torno de 10-12 dias.
Nos primeiros meses existe diminuição da sensibilidade da região lipoaspirada, que normalmente recupera-se de forma gradativa. É comum também ocorrer inchaço, que diminui após 2 semanas. Os resultados são mais visíveis após o segundo mês, e melhoram até o sexto.