Implante de Mandíbula – a procura da simetria para o seu rosto

O aumento de mandíbula ou implante de mandíbula é uma cirurgia realizada na face com o intuito de ressaltar a definição entre pescoço e mandíbula, deixando-a mais bela e angulada por meio da maior definição de seus contornos.

Esta seção trata do aumento mandibular cirúrgico com implantes, mas podemos, ainda, realizar um aumento da mandíbula com preenchedores.

Nossa sociedade ocidental tende a achar belas as pessoas com o rosto angulado, associando a estas, características de personalidade forte e beleza, alguns exemplos são Brad Pitt, George Clooney e Angelina Jolie.

Mesmo pessoas que já apresentam o rosto angulado na região mandibular tendem, com o passar do tempo, a perder esse aspecto mais marcado de suas mandíbulas.

Assim como na região do mento (ver a seção mentoplastia de nosso site), no aumento do ângulo da mandíbula utiliza-se implante de polietileno poroso de alta densidade. Esta cirurgia propicia ao paciente um contorno mandibular mais marcante e harmonioso. É uma cirurgia que atrai tanto homens quanto mulheres.

Os resultados são esteticamente muito satisfatórios.

O tempo cirúrgico é em torno de 2 horas e a anestesia é, de preferência, geral.

O paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia e orienta-se dormir com a cabeceira da cama elevada. Pode ocorrer alteração da sensibilidade para mais ou para menos, por um período variado de tempo.

Tudo sobre o Aumento Mandibular

Aumento mandibular com cirurgia ou com preenchedores? Quais as diferenças

Basicamente, o tempo de duração de cada procedimento. Enquanto a cirurgia tem duração para toda a vida do paciente, o preenchimento dura de 18-24 meses e seu resultado é bem mais modesto.

O preenchimento, contudo, tem como principal vantagem o preço, uma vez que não é necessário arcar com custos de hospital, equipe médica e material, e ainda não necessita de internação e recuperação pós-operatória.

Algumas vezes, quando o paciente está em dúvida sobre como ficará o resultado, acho interessante realizar o preenchimento antes da cirurgia. O paciente se adapta ao novo formato de sua mandíbula e decide se quer ou não fazer o procedimento definitivo. Quando o efeito do preenchedor passar, ele volta e fazemos o implante.

Conheça mais sobre mentoplastia

O implante mandibular rejuvenesce

Com o passar dos anos e o processo natural de envelhecimento da face, os tecidos moles, como pele e músculos, tendem a se tornar mais flácidos, o que pode causar algum incômodo.

A prótese, que aumenta o tamanho do osso mandibular, proporciona também um estiramento desses tecidos moles, rejuvenescendo o paciente, diminuindo flacidez e melhorando o contorno mandibular especialmente na região do ângulo da mandíbula.

Qual é o material usado no implante de mandíbula

Utilizo o POREX®, material importado dos EUA e feito de polietileno poroso de alta densidade. É um excelente material e, abaixo, falamos mais sobre ele.

Como é a cirurgia de aumento de mandíbula

A anestesia preferencial é geral. Prepara-se o paciente, higieniza-se sua cavidade oral e, então, faz-se uma incisão de 4 cm por dentro da cavidade oral na região posterior. O implante é moldado, inserido e fixado no local correto através de parafusos de titânio. A ferida é suturada e cicatriza em torno de 1 semana.

É uma região delicada da face, por onde passam vários nervos, vasos sanguíneos, músculos e o ducto parotídeo.

O procedimento varia entre 2-3 horas.

A realização desta cirurgia exige treinamento com material de implante e conhecimento detalhado da anatomia da face para evitar lesões de estrutura locais.

Qual região melhorará com o implante de mandíbula? Para quem é indicada a cirurgia?

É indicada para mulheres e homens que desejam ter o contorno facial mais marcado, angulado e belo. Pessoas que apresentam pouca definição da região do ângulo da mandíbula com rosto mais oval e redondo são potenciais candidatos à cirurgia.

Qual é o tipo de anestesia do aumento mandibular?

A cirurgia pode ser realizada através de anestesia local com sedação ou geral.

Nossa preferência é, sem dúvida, a anestesia geral.

Como é a cicatriz do aumento mandibular?

A cicatriz não é aparente, pois é posicionada por dentro da boca, tem cerca de 4 cm de cumprimento e cicatriza em 10 dias se tudo correr bem.

Como é o pós-operatório de implante de mandíbula?

O paciente usa uma faixa envolvendo a cabeça e comprimindo levemente sua mandíbula por 2 dia. Durante 3-5 dias é orientado a ingerir apenas alimentos líquidos e, por mais 5 dias, alimentos moles e líquidos sem resíduos.

É orientada higiene oral com enxaguante sem álcool e escovar os dentes delicadamente, dormir com 2-3 travesseiros por 3 dias, não fazer esforço físico ou abaixar a cabeça e tomar toda a medicação receitada. Importante é não mastigar por 10 dias!

Entendendo o Implante de Mandíbula

Quais os exames pré-operatórios para a cirurgia de implante de mandíbula?

Os exames pré-operatório variam conforme a idade e estado de saúde do paciente, mas os principais são:

  • Hemograma, coagulograma, creatinina, glicemia de jejum;
  • Rx de tórax PA/P;
  • Eletrocardiograma;
  • Rx de crânio.

Em quantos dias verei os resultados do implante de MEDPOR na mandíbula?

Os resultados já são evidentes logo apos a cirurgia, porém como a região está inchada fica difícil perceber os contornos definidos.

Em 2 semanas o inchaço diminui e já é possível percebermos o contorno mais definido do ângulo da mandíbula.

O resultado final ocorre em torno de 4-6 meses.

Como é realizada a cirurgia de diminuição do queixo?

Pessoas com queixo mais avançado têm a opção de retirar o segmento ósseo excedente, gerando um recuo no queixo e harmonizando o desenho da face.

Qual é o valor do aumento da mandíbula?

Os custos da cirurgia envolvem hospital, honorários de equipe e implantes e parafusos.

O custo dos hospitais variam.

Cirurgia de implante de mandíbula, (aumento de mandíbula) antes e depois

É possível já ver o resultado logo após a cirurgia, porém os resultados são mais visíveis após a segunda semana e o resultado final é observado com 4-6 meses.

O que é o MEDPOR?

É um tipo de implante facial importado dos EUA, que é poroso e feito com a mais alta tecnologia (polietileno poroso de alta densidade). Existem diversos formatos e tamanhos para uma mesma aplicação, o que gera grande versatilidade tanto em uso nas cirurgias estéticas quanto em cirurgias reparadoras.

Nas cirurgias estéticas, seu uso é mais consagrado na mentoplastia, aumento de mandíbula (ângulo de mandíbula), aumento de maçãs do rosto e atenuação de sulco, o famoso “bigode chinês”.

É muito resistente a infecções, não causa reabsorção óssea, nem reação a corpo estranho. Como o passar do tempo ele se incorpora ao osso, fazendo parte dele.

Nos implantes faciais estéticos, tenho por hábito solicitar um tamanho maior do que aquele que acho ser o ideal, pois o produto pode ser esculpido com lâmina de bisturi ou recortado com tesoura após mergulhado em água quente.

Agende sua Consulta

Tel: (11) 2688-6599
Tel: (11) 98510-5259  
E-mail: contato@ltjplastica.com.br
End: Rua Domingos de Moraes, 2187 – Cj 218/219,     Torre Paris, Vila Mariana – São Paulo

Como chegar na Clínica Corpora