Frontoplastia: como funciona a cirurgia que reduz o tamanho da testa

Você conhece um procedimento denominado Frontoplastia? Ainda pouco difundida, essa cirurgia plástica aborda a região da testa e a sobrancelha.

Ela pode ser realizada com o intuito de tratar sinais de envelhecimento, como a queda da sobrancelha, ou diminuir o tamanho da testa.

Neste texto, falaremos especificamente sobre a frontoplastia como técnica para reduzir o tamanho da testa.

Quem sente que possui uma testa muito pronunciada e se incomoda com essa aparência pode, com a frontoplastia, equilibrar o desenho do rosto de forma mais harmônica. Para tanto, são avaliados os terços da face:

Na análise dos terços da face, um rosto harmônico é entendido como tendo esses terços acima iguais. Pessoas com esse tipo de face são tidas como mais belas e atraentes.

1/3 superior: linha do cabelo supercílio

1/3 médio: supercílio – base do nariz

1/3 inferior: base do nariz – queixo

É claro que o conceito de beleza é muito subjetivo e existem vários tipos de rostos. Uma pessoa pode ser linda sem ter necessariamente essas proporções.

Todavia, quem se sente incomodado com o tamanho de sua testa podem recorrer a essa cirurgia, que pode ser realizada em qualquer idade e não apenas quando há sinais de envelhecimento.

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar com anestesia geral. A duração total da cirurgia é de aproximadamente duas horas. Rotineiramente, a alta é dada no mesmo dia ou no dia seguinte.

A cicatriz é posicionada na testa, bem junto ao cabelo, na linha do desenho do cabelo. Para conseguir isso, o cirurgião resseca uma porção da pele da testa e traciona o couro cabeludo para frente, reduzindo o comprimento da testa.

Em alguns casos, pode ser utilizado um dispositivo que é fixado no osso da região e mantem o couro cabeludo no lugar, impedindo que ,com o tempo, a linha de cabelo seja puxada para trás novamente.

Tudo sobre a Frontoplastia

Essa cirurgia não possui uma recuperação dolorosa. Em geral, a dor é muito bem administrada com os medicamentos via oral.

Os delicados pontos são retirados entre 7-14 dias. Quando estiver tudo bem cicatrizado, inicia-se o uso de uma pomada para deixar a cicatriz com aspecto melhor e outro produto para que o cabelo cresça novamente.

De modo geral , a cicatriz é de excelente qualidade e a troca, diminuição de testa/ cicatriz, compensa muito. A qualidade final da cicatriz depende de inúmeros fatores, entre eles a própria tendência da pessoa a ter uma boa cicatrização. Queloides e cicatrizes hipertróficas são eventos incomuns.

É comum ocorrer diminuição da sensibilidade na região atrás da cicatriz, dentro do couro cabeludo. Isso geralmente dura de dois a três meses, podendo se prolongar e até ser permanente. Vale destacar que a simetria perfeita não existe na natureza e pequenas diferenças entre os lados não são encaradas como um problema.

Este procedimento é muito conhecido em pacientes transgênero homem/mulher, como parte de um tratamento de feminização facial. Isso porque a cirurgia deixa o rosto mais feminino e, talvez por isso, a maior parte dos pacientes que buscam essa técnica sejam mulheres.

Pouco conhecida, a frontoplastia de fato resolve os problemas das pacientes que têm a autoestima afetada pela testa comprida. Vale a pena conhecê-la melhor.