O que pode ser incluído na harmonização facial?
Um dos procedimentos mais realizados quando o assunto é harmonização facial é a bichectomia. Sua função é reduzir o acúmulo de gordura nas bochechas por meio da remoção da Bola de Bichat.
Além da função estética de afinar o rosto, esse procedimento também pode corrigir problemas de quem tem morde as bochechas com frequência ao mastigar alimentos.
Outra medida que por vezes é indicada é a aplicação de toxina botulínica para suavizar rugas e marcas de expressão. Preenchimento labial para dar mais destaque à boca também ajuda a harmonizar a face.
O mesmo ácido hialurônico aplicado nos lábios também pode ser utilizado no famoso “bigode chinês”, que confere uma aparência mais envelhecida ao rosto.
A harmonização facial engloba desde técnicas não-cirúrgicas como preenchedores, MD codes, fios de sustentação e toxina botulínica até cirurgias plásticas sutis ou mesmo um lifting facial.
Que técnicas são utilizadas na harmonização facial?
Mesmo a HF podendo utilizar várias técnicas cirúrgicas, as duas principais técnicas utilizadas na harmonização facial são a toxina botulínica e os preenchedores faciais.
Quando o cirurgião plástico opta pela aplicação da toxina botulínica, ela pode corrigir as seguintes condições:
- Bunny lines (rugas nasais)
- Sorriso gengival
- Enxaquecas e cefaleias tensionais
- Sorriso invertido
- Rugas periorais (ao redor da boca)
- Rugas no queixo, pescoço e colo ( “segredo de Nefertiti” ou “Botox-Lifting”)
Se a solução encontrada for preenchimento, ele pode ser:
- Labial
- Olheiras
- Biomodelação Nasal
- Biomodelação Malar
- Mandíbula
- Bigode chinês
- Sulcos nasolabiais (linhas de marionete no canto da boca)
- Marcas de expressão
- Papada
- Skinbooster (hidratação profunda da pele)
Quanto custa a harmonização facial?
Essa é uma pergunta cuja resposta depende muito dos procedimentos que serão realizados Por isso, para chegar a um valor certo, é fundamental que, antes, seja conduzida uma avaliação pelo cirurgião plástico.
Em geral, como esses procedimentos são realizados em consultório, dispensa-se a necessidade de recorrer a um hospital e, portanto, ele fica mais barato do que cirurgias.
Você acha que algum aspecto do seu rosto pode ser melhorado? Agende uma consulta e seja avaliada(o) por um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Dr. Laertes é especialista em harmonização facial e pode te indicar a melhor abordagem para deixar seu rosto mais bonito e simpático!