Lipoaspiração e lipoescultura facial: quais são seus objetivos?

Realizo a bichectomia em meus pacientes desde 2009 e posso dizer que sou uma das pessoas que ajudou a disseminar a técnica no País. Inclusive, ensinei minha técnica a vários colegas.

O que me levou a me especializar em bichectomia foi o fato de que muitos pacientes que me procuravam para afinar o contorno facial com bichectomia não ficavam completamente satisfeitos, já que, infelizmente, esse procedimento tem seus limites e trata apenas a região das bochechas e existe um limite de retirada de volume.

Nesses casos, e em pacientes que não tinham uma Bola de Bichat grande o suficiente para terem um resultado satisfatório ou que desejavam afinar outras partes do seu rosto, comecei a realizar, já em 2012, a lipoaspiração facial, procedimento bastante comum em pacientes jovens que tenham a necessidade de melhorar o contorno do rosto.

Que regiões a lipoaspiração facial trata?

A lipoaspiração facial pode modelar o contorno da face e do pescoço, incluindo bochechas, mandíbula, ângulos das face e canto da boca.

Como é realizada a lipoaspiração facial?

Nesse procedimento, duas incisões de 2 mm são feitas de cada lado do rosto, com anestesia local. Na sequência, microcânulas de lipoaspiração são inseridas na região de onde desejamos retirar gordura.

Enquanto no corpo retiramos, às vezes, litros de gordura, na face estamos falamos de mls!  Por isso, há microcânulas feitas especialmente para esse procedimento, que, por serem muito finas, dispensam a necessidade de pontos.

O que é lipoescultura facial?

Quando apenas retiramos a gordura do rosto, denominamos esse procedimento de lipoaspiração, ao passo que, quando aplicamos a gordura retirada em outras regiões da face, falamos de lipoescultura facial.

Caso seja necessário, podemos preparar a gordura retirada por centrifugação e enxertá-la em outras regiões da face, mais comumente nas maçãs do rosto, dando um aspecto mais jovem e devolvendo volume à região.

Qual é a idade adequada para esse procedimento?

A partir dos 18 anos é a idade ideal, já que, antes disso, o rosto ainda está se formando.

Que tipo de anestesia é utilizada na lipo facial?

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação. Após o procedimento, o paciente recebe alta para casa e deverá permanecer em repouso por 2-3 dias. Por esse motivo, o dia em que mais realizamos esse procedimento na clínica é a sexta-feira.

Quais são os riscos da lipoescultura facial?

A face é uma região cheia de nervos, vasos sanguíneos e estruturas nobres.

Por isso, se não for realizada por um cirurgião experiente, pode ocorrer lesão do nervo facial (que dá mobilidade à face), dos ramos do nervo trigêmeo (sensibilidade facial), do ducto facial (canal da saliva) e dos vasos sanguíneos, causando hematomas.

Quem pode se submeter à lipoaspiração facial?

Pessoas que estão insatisfeitas com o contorno de seu rosto e que terão benefícios após a retirada de gordura podem se submeter a esse procedimento. A lipoescultura de face é indicada para pacientes que possuam algum tipo de queda ou flacidez da pele do rosto, bem como diminuição do volume estrutural, olheiras, bolsas abaixo dos olhos, mal definição da mandíbula, queixo pouco projetado, rosto redondo, entre outros.

Pessoas mais velhas podem realizar esse procedimento?

Nesses casos, devemos ter mais atenção, pois quanto mais idade tiver a pessoa, maior o risco de flacidez após o procedimento. Uma avaliação feita por um cirurgião experiente no assunto poderá ajudar a definir a melhor abordagem. Em alguns casos, pode-se associar a lipoaspiração de face e papada com a retirada de excesso de pele, ou seja, o lifting facial.

Como são as fotos do antes e depois da lipo facial?

Nas fotos do antes e depois da lipoaspiração ou lipoescultura facial pode-se notar um maior contorno do rosto, com correção de flacidez e aspecto de cansaço, entre outros sintomas que podem surgir com o passar dos anos.

Podemos associar lipoaspiração de face e papada com lifting de face?

Sim, esse procedimento é comum em casos nos quais o rosto é pesado e existe, além de gordura na face, excesso de pele. Nesses casos, a flacidez será acentuada se realizar apenas a retirada de gordura, sendo necessária a retirada de pele também.

Primeiramente, realizo a lipoaspiração da face e papada e, na sequência, a ritidoplastia ou lifting facial. Em vários casos, a gordura retirada é enxertada em outras regiões do rosto para devolver o formato em “V” da face e dar um aspecto mais jovial.