A partir de qual idade pode-se realizar a otoplastia?
Essa cirurgia pode ser realizada a partir dos três anos de idade, quando o crescimento das orelhas atingiu 85% de seu tamanho, porém, mais comumente, são operadas crianças aos seis anos de idade, época em que são mais colaborativas e quando se iniciam os problemas de sociabilização na escola.
Como é o pré-operatório para a cirurgia plástica de orelha?
Antes de se submeter a esse procedimento, o paciente deve, a pedido médico, fazer alguns exames de laboratório, parar de fumar, evitar tomar aspirina, alguns antiinflamatórios e medicamentos naturais, que podem aumentar o sangramento.
Qual é a anestesia dada na otoplastia?
As opções de anestesia incluem sedação local e intravenosa, já que o procedimento é relativamente simples e não costuma durar mais do que duas horas
Quais são os riscos da cirurgia para corrigir a orelha de abano?
Como qualquer cirurgia, a otoplastia oferece riscos que vão desde um hematoma até infecções, assimetrias, má cicatrização, alteração na sensibilidade da pele, cicatrizes, alergias aos materiais de sutura ou agentes injetados, dor insistente ou necessidade de outro procedimento cirúrgico.
Como funciona a cirurgia plástica de orelha?
Após a aplicação da anestesia, o médico aplica a técnica escolhida anteriormente para corrigir as orelhas. A necessidade pode ser criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) ou reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior do ouvido externo). As incisões são feitas atrás das orelhas e, quando finalizado o processo, pontos externos as fecham.
Qual é o tempo de internação para realizar a otoplastia?
A alta hospitalar é dada no mesmo dia do procedimento, apenas sendo necessários um curativo em forma de capacete por três dias e faixa contenção por um mês.