Otoplastia – a cirurgia que corrige a orelha de abano

As orelhas podem variar de tamanho, posição e formato, porém existem alguns parâmetros estéticos que nos orientam na definição do ideal para cada pessoa. A alteração mais comum encontrada é a orelha em abano, porém os defeitos podem ser mais graves como a microtia (orelha pequena), até a anotia (ausência de orelha). Existem, ainda, outras alterações como orelha de Stahl (orelha do Spock), lóbulo proeminente, lóbulo bífido (devido ao uso de brincos), entre outros.
A cirurgia de correção de orelha em abano (otoplastia) é relativamente simples e traz grande mudança na vida dos pacientes. A seguir, abordamos as principais dúvidas em relação a esse procedimento:

Quem deve fazer uma otoplastia?

Essa cirurgia plástica é indicada para quem tem orelhas muito grandes (macrotia), pequenas (microtia), salientes demais (orelhas em abano) ou, ainda, para corrigir cirurgias anteriores nas orelhas.

Tudo sobre a Otoplastia

A partir de qual idade pode-se realizar a otoplastia?

Essa cirurgia pode ser realizada a partir dos três anos de idade, quando o crescimento das orelhas atingiu 85% de seu tamanho, porém, mais comumente, são operadas crianças aos seis anos de idade, época em que são mais colaborativas e quando se iniciam os problemas de sociabilização na escola.

Como é o pré-operatório para a cirurgia plástica de orelha?

Antes de se submeter a esse procedimento, o paciente deve, a pedido médico, fazer alguns exames de laboratório, parar de fumar, evitar tomar aspirina, alguns antiinflamatórios e medicamentos naturais, que podem aumentar o sangramento.

Qual é a anestesia dada na otoplastia?

As opções de anestesia incluem sedação local e intravenosa, já que o procedimento é relativamente simples e não costuma durar mais do que duas horas

Quais são os riscos da cirurgia para corrigir a orelha de abano?

Como qualquer cirurgia, a otoplastia oferece riscos que vão desde um hematoma até infecções, assimetrias, má cicatrização, alteração na sensibilidade da pele, cicatrizes, alergias aos materiais de sutura ou agentes injetados, dor insistente ou necessidade de outro procedimento cirúrgico.

Como funciona a cirurgia plástica de orelha?

Após a aplicação da anestesia, o médico aplica a técnica escolhida anteriormente para corrigir as orelhas. A necessidade pode ser criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) ou reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior do ouvido externo). As incisões são feitas atrás das orelhas e, quando finalizado o processo, pontos externos as fecham.

Qual é o tempo de internação para realizar a otoplastia?

A alta hospitalar é dada no mesmo dia do procedimento,  apenas sendo necessários um curativo em forma de capacete por três dias e faixa contenção por um mês.

A otoplastia corrige lóbulo bífido?

A cirurgia de correção de lóbulo bífido é muito comum em mulheres que usam brincos pesados ou pessoas que fazem uso de alargadores e ficam com a orelha “rasgada”. A otoplastia corrige esse problema de maneira simples, com anestesia local, em um procedimento que dura cerca de 30 minutos.

Quanto custa uma otoplastia?

Os custos da otoplastia dependem de cada especialista e da necessidade específica do paciente. Apenas uma análise detalhada do caso poderá gerar as estimativas de custo.

A cirurgia nas orelhas deve ser feita no hospital?

Sim. A otoplastia deve ser realizada em um centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para intercorrências.

Quando surgem os resultados da cirurgia de orelha?

Os resultados da otoplastia costumam aparecer quase que imediatamente, assim que os curativos são removidos. As cicatrizes ficam escondidas nas dobras naturais da orelha do paciente.

Como é o pós-operatório da otoplastia?

Pode haver um certo desconforto logo após a cirurgia, além de sensação de coceira sob as ataduras. Para aliviar isso, o cirurgião prescreverá remédios para controlar o incômodo.

Quando procurar ajuda após a cirurgia de orelha?

Se você sentir falta de ar, dor no peito ou batimentos cardíacos anormais, deve procurar atendimento médico imediatamente.

Quais são os cuidados após uma otoplastia?

É fundamental seguir as recomendações do seu médico para que o resultado da cirurgia seja o ideal. Não se deve fazer força excessiva, além de minimizar os riscos de escoriações com movimentos bruscos no local durante o tempo de cicatrização.

Agende sua Consulta

Tel: (11) 2688-6599
Tel: (11) 98510-5259  
E-mail: contato@ltjplastica.com.br
End: Rua Domingos de Moraes, 2187 – Cj 218/219,     Torre Paris, Vila Mariana – São Paulo

Como chegar na Clínica Corpora