Peeling
Benefícios do Peeling
O peeling é um procedimento não-cirúrgico que melhora a qualidade da pele, propiciando mais maciez, tônus e hidratação, além de atenuar rugas finas e alguns tipos de manchas. O peeling provoca a renovação do colágeno, melhorando a firmeza, e também está indicado na melhora de cicatrizes hipertróficas, queloides e sequelas de acne.
Tipos de Peeling
Os peelings podem ser superficiais, médios e profundos. Eles se dividem, ainda, em químicos e não-químicos. Os químicos são, por exemplo, os de ácido retinóico, ácido tricloroacético, ácido glicólico, ácido mandélico e de fenol. Os não-químicos são os de CO2 e os abrasivos.
Alguns aspectos importantes devem ser avaliados antes da realização de um peeling, tais como:
- Fototipo do paciente (cor da pele, cabelo e olhos);
- Presença de histórico de herpes oral;
- Profundidade desejada do peeling;
- Histórico de manchas de pele.
Cuidados após o procedimento
Existem cuidados importantes que devem ser realizados antes e depois do procedimento. Caso a pessoa tenha história de herpes na face, indica-se o uso de medicação para prevenir um novo quadro. Após o peeling, orienta-se não tomar sol, utilizar protetor solar e não retirar as crostas.
Apesar de não ser um procedimento cirúrgico, não é um procedimento isento de riscos e, em certos casos, pode-se iniciar o tratamento com um peeling mais fraco e notar se ocorrem manchas de pele para, só então, aplicar um tratamento mais profundo.
Onde fazer peeling
Em São Paulo, é possível fazer o procedimento com o conceituado cirurgião médico Dr. Laertes Thomaz Junior.