O Procedimento de Blefaroplastia

A região das pálpebras e ao redor dos olhos tem a característica de transmitir aspectos de nossas emoções como alegria, tristeza, interesse ou cansaço pois, como dizem, os olhos são o espelho da alma e, quando falamos uns com os outros, é para os olhos que miramos.

No decorrer do tempo, com o envelhecimento ou devido a fatores hereditários, ocorre um acúmulo de pele e gordura nas pálpebras, bem como queda da cauda da sobrancelha.

Essas alterações interferem no dia a dia dos pacientes, pois fazem com que eles não reflitam suas emoções verdadeiras, podendo afetar suas relações interpessoais e, em casos extremos, até a visão. O paciente pode passar um ar de cansado e abatido, mesmo estando bem disposto.

A cirurgia das pálpebras, conhecida como Blefaroplastia, pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com o levantamento das sobrancelhas (lifting de sobrancelhas) e ritidoplastia (lifting facial). É uma cirurgia que pode ser indicada até mesmo em pessoas de menos idade devido a fatores hereditários.

Essa cirurgia consiste na remoção do excesso de pele da pálpebra superior, inferior ou ambas, e de bolsas de gordura localizadas nessas regiões. Pode envolver, ainda, a retirada de uma pequena faixa de músculo orbicular dos olhos superior e inferior e, em alguns casos, indica-se o fortalecimento da pálpebra inferior (cantopexia ou cantoplastia), o que reestabelece o contorno amendoados dos olhos.

Em todas as cirurgias o tabagismo é prejudicial, mas para as cirurgias de face e, em especial, na Blefaroplastia, ele é mais danoso. É indicado parar de fumar ao menos 15 dias antes da cirurgia.

A cicatriz é muito discreta e fica localizada no sulco da pálpebra superior e logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior.

  • O tempo de cirurgia é em torno de 2 horas
  • Em geral, a anestesia é local com sedação

O paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia do procedimento. O uso de compressas frias por 48 horas e dormir com a cabeceira da cama elevada por uma semana ajudam a diminuir o inchaço.

Blefaroplastia | Cirurgia de Pálpebra

Para quem está indicada a cirurgia de Blefaroplastia?

Com o passar dos anos, ocorre, tanto na pálpebra superior quanto na pálpebra inferior, um acúmulo de gordura, frouxidão da musculatura em torno dos olhos e flacidez da pele. Quando a pessoa se sentir incomodada ou quando a sua visão for afetada, é indicada a cirurgia que vai reestabelecer o aspecto mais plano, regular e firme em volta dos olhos.

Qual é a idade ideal para operar as pálpebras (Blefaroplastia)?

A idade mais comum para se realizar esta cirurgia é a partir dos 38 anos, porém não é raro pacientes mais novos procurarem a cirurgia. Nesses pacientes, nota-se um fator familiar importante contribuindo.

O que é Blefaroplastia Transconjuntival?

Na pálpebra inferior, quando há necessidade de ressecar apenas gordura e não pele, a Blefaroplastia Transconjuntival é uma boa alternativa. A incisão (corte) é feito por dentro da mucosa da pálpebra inferior e a gordura localizada é, então, retirada. A vantagem é que não deixa cicatriz aparente.

O que é Blefaroplastia a laser?

Quando, na pálpebra inferior, existe pouco acúmulo de pele sem acúmulo de gordura, a Blefaroplastia a Laser é uma boa alternativa. Geralmente, é realizada com laser de CO2 e o paciente, ao fazer peeling facial, já “aproveita” para fazer a pálpebra inferior em conjunto.

A cirurgia de pálpebra (Blefaroplastia) é comum em homens?

Sim. É um das cinco cirurgias mais realizadas por homens das mais variadas idades.

Qual é o preço da Blefaroplastia?

O valor total da cirurgia varia conforme os honorários de equipe médica, tipo de anestesia, hospital onde será feita a cirurgia e se o paciente ficará internado ou não.

Qual o tipo de anestesia é utilizado na Blefaroplastia?

Quando realizada isoladamente, a anestesia mais comum é a local com sedação, porém como é um procedimento que é associado à Ritidoplastia com certa frequência, a anestesia geral também pode ser usada.

Quanto tempo dura a cirurgia das pálpebras?

O tempo cirúrgico varia entre 1-3 horas, dependendo do grau de dificuldade.

É preciso ficar internado?

Depende de cada caso. Pessoas em perfeito estado de saúde, jovens e de baixo risco, podem fazer a cirurgia e logo após irem para a casa. Por outro lado, pessoas mais idosas, com caso mais severo e doenças associadas devem ficar internadas por, ao menos, 12 horas.

Técnica Cirúrgica da Blefaroplastia

Entendendo a Blefaroplastia

Como é o pós-operatório da Blefaroplastia?

Os olhos podem ficar inchados e roxos por período de tempo variável. A maioria das pessoas apresenta-se com aspecto bem natural entre o terceiro e sétimo dia, mas isso varia de pessoa para pessoa. Os cuidados mais intensos devem ser tomados nos 3 primeiros dias após a cirurgia. Manchas roxas podem surgir na pele e nada mais são que acúmulo de sangue por baixo da pálpebra. Esse sangue pode se estender para a conjuntiva (parte branca que recobre os olhos) sem significar algo grave, e isso deve melhorar em 14 dias.

Quando verei o resultado final?

O resultado final é visto em torno do 3-6 mês de cirurgia, mas a partir do oitavo dia já temos boa parte do resultado (em torno de 50%).

O pós-operatório é doloroso?

A dor após a cirurgia tende a ceder com a medicação receitada. Caso não passe com a medicação que foi prescrita, orientamos entrar em contato com alguém da equipe médica.

O resultado da Blefaroplastia compensa?

A expectativa do paciente deve estar alinhada com aquilo que a cirurgia pode oferecer. O resultado compensa muito.

Na face, a região de maior destaque são os olhos, contudo, em certas situações, a Blefaroplastia isolada pode não atingir as expectativas. A cirurgia não substitui uma Ritidoplastia (lifting facial) e também não trata os “pés de galinha”. Quando se deseja um rejuvenescimento facial completo, sugerimos cirurgia de pálpebras associada a Ritidoplastia, e, para tratar os “pés de galinha“, uma solução excelente é a toxina botulínica.

Como é a cicatriz da Blefaroplastia inferior?

É muito discreta, fica posicionada 2 mm abaixo das cílios se estendendo lateralmente por 1 cm. Fica avermelhada nos 3 primeiros meses (facilmente coberta por maquiagem) e depois vai clareando até se tornar imperceptível.

Como é a cicatriz da Blefaroplastia superior?

Também é de excelente qualidade. Fica posicionada no sulco da pálpebra superior se estendendo lateralmente por 1 cm. Fica avermelhada por 3 meses e depois melhora gradualmente.

Quais as possíveis complicações da cirurgia de Blefaroplastia?

As complicações específicas desta cirurgia são muito raras, mas podem acontecer. Para tentar minimizar os riscos, vários exames são realizados, o tipo de anestesia e local da cirurgia são escolhidos de acordo com cada caso e os fatores de risco são controlados. Hematoma, infecção, abertura dos pontos, ectrópio (eversão da pálpebra inferior com exposição da conjuntiva) e cicatriz inestética são possíveis complicações.

Como é a Blefaroplastia em orientais (japoneses, chineses e coreanos)?

A anatomia das pálpebras de orientais é diferente de pessoas não orientais.

A pálpebra de cima pode não ter a prega (dobra) e ambas apresentam mais gordura. Caso exista desejo do paciente, pode-se realizar a Blefaroplastia associada à confecção da prega palpebral superior, que é a chamada ocidentalização.