O Brasil possuí a maior sociedade de cirurgia plástica do mundo, entre as cirurgias mais realizadas no nosso país está a lipoaspiração.
A cirurgia de lipoaspiração clássica preenche uma lacuna onde há a necessidade de diminuir gordura e não há excesso de pele, ou quando a pele vai voltar, retrair, após a lipoaspiração. Quando existe muito excesso de pele ou muita flacidez a solução é associar à lipoaspiração a retirada de pele.
Existem algumas situações que necessitam de lipoaspiração mas o grau de flacidez/ excesso de pele não é tão grande a ponto de necessitar de ressecção de pele, nestes casos a lipoaspiração a Laser pode ser bem indicada, a avaliação de cirurgião plástica definira cada caso.
A lipoaspiração a Laser funciona de forma parecida a lipoaspiração tradicional, porém na ponta da cânula sai o laser que uma vez em contato com a gordura vai derretê-la para depois ser aspirada pela cânula de lipoaspiração tradicional. O contato do laser com algum vaso de sangue vai cauterizá-lo e com isso o sangramento tende a ser menor. Ao meu ver o principal benefício do laser é de, ao ser aplicado superficialmente próximo a pele, causar um aquecimento da pele e uma espécie de “cicatriz” uniforme e desta forma diminuir a flacidez pós operatória e propiciar maior retração de pele, pele mais firme.
Características da Lipoaspiração:
- Os locais de aplicação são os mesmos que os da lipoaspiração tradicional, com excelentes resultados para lipo de pescoço (papada);
- Uma vez realizada a lipo a laser a gordura retirada não pode ser enxertada para dar volume (nos glúteos por exemplo)
- Maior retração de pele, diminui a necessidade de ressecar pele (cicatrizes);
- Resultados mais homogêneos, menos irregularidades.
- Menos sangramento;
- Mais demorada:
- Um pouco mais cara.