fbpx

Entendendo a Ginecomastia: Causas, Tipos e Tratamentos

Os homens, assim como as mulheres, também tem glândulas mamárias. Normalmente elas não se desenvolvem, sendo que o seu aumento é conhecido como ginecomastia.


A Ginecomastia é, portanto, uma condição masculina que causa o aumento das glândulas mamárias. Pode ocorrer tanto em homens jovens quanto maduros.


Sua incidência inicial é em meninos que estão entrando na puberdade devido às alterações hormonais desta fase, o que chamamos de ginecomastia puberal.

As mamas podem crescer por um determinado período e, na maior parte dos casos, retomam ao tamanho normal depois e não há necessidade de nenhum tipo de intervenção cirúrgica. Em alguns casos mais raros, esse aumento continua até a fase adulta.

É neste momento, principalmente, que muitos pacientes nos procuram com relatos de incômodo por questões estéticas, alegando que a saliência das mamas marca as roupas e causa certo constrangimento. Em homens idosos, a condição é verificada e marcada pela apresentação de um crescimento mais exagerado das mamas do que nos outros grupos etários, o que chamamos de ginecomastia senil.


Vale observar que poucos são os relatos de que a condição causa dores e desconforto físico, muito embora também ocorram.

Causas

As causas são diversas e, muitas vezes, não identificáveis. Muito embora exista uma certa dificuldade de identificar com precisão os motivos da ocorrência da ginecomastia, é fato que algumas condições se associam ao seu surgimento. São elas:


• Aumento dos hormônios femininos;
• Redução dos hormônios masculinos;
• Utilização de medicamentos que podem causar aumento das mamas como efeitos colaterais;
• Incapacidade do organismo de produzir hormônios necessários ao seu funcionamento;
• Doenças de tireoide ou hipófise;
• Obesidade;
• Utilização de hormônios e anabolizantes;
• Ausência congênita de testículos;
• Tumores de testículo ou suprarrenal (casos raros).

Tipos

A ginecomastia pode ser bilateral ou unilateral, variando de graus discretos até formas mais avançadas.


Nestes casos mais avançados em que o volume e o desconforto estético causam problemáticas e até mesmo implicações sociais, é altamente recomendado que o paciente procure tratamento cirúrgico.

Tratamentos e Intervenções


Volume por acúmulo de gordura: a lipoaspiração convencional pode ser uma excelente opção;


Volume por excesso de pele: pode ser necessária a retirada da pele, sendo que a cicatriz resultante por ser em volta da auréola ou até mesmo em T invertido (mais comum em pacientes que tiveram grandes perdas de peso);


Volume duro das mamas (fibroglandular e sem excesso de pele): a lipoaspiração a laser é utilizada para “derreter” a glândula e, posteriormente, é realizada aspiração de modo convencional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *