fbpx

Envelhecimento do pescoço: platismoplastia é a solução?

Conheça quais os efeitos do envelhecimento no pescoço, o que é a cirurgia de platismoplastia e se ela pode ou não ser a solução para alcançar um lifting completo dessa região

Muitos pacientes chegam no consultório ou me abordam nas redes sociais com uma pergunta: o que é a platismoplastia e ela pode reverter os efeitos do envelhecimento do pescoço? Para adiantar, posso dizer que essa é uma cirurgia reconstrutora destinada a essa região. Mas, antes de contar se é efetiva e para quê, é preciso primeiro entender o que é o platisma e como é o processo de envelhecimento do pescoço.

O que é o platisma?

O platisma é um músculo superficial do pescoço que está diretamente conectado com a pele. É um músculo bem fino, com cerca de 3-4 mm de espessura, e largo, medindo em torno de 10-15 cm. Ele se divide em dois, estando uma parte de cada lado do pescoço. É o músculo que fica visível quando movemos para baixo a mandíbula e o queixo, fazendo força – se você fizer esse exercício em frente ao espelho poderá ver o platisma.

Esse músculo se origina na parte inferior do rosto, atravessa a mandíbula e se insere logo abaixo da clavícula, como já dissemos, dos dois lados do pescoço. E justamente pelo fato de estar localizado em uma zona superficial – logo abaixo da epiderme e da derme –, e portanto suscetível a qualquer mudança que acontece na tensão muscular e na pele, é que o platisma se mostra clinicamente importante no processo de envelhecimento da região.

Como é o processo de envelhecimento do pescoço?

Especificamente relacionado ao platisma, quando os anos passam e a pele perde progressivamente sua elasticidade, as faces internas do platisma formam duas rugas longitudinais no pescoço, causando flacidez nessa área.

Porém o processo de envelhecimento do pescoço é bem mais complexo, composto de várias outras etapas. São elas: flacidez da pele, geralmente com aparição de manchas; flacidez dos músculos, não só o platisma, mas também outros existentes na região; acúmulo de gordura acima e abaixo do platisma; aumento e queda de duas glândulas que existem na parte de baixo da mandíbula, uma de cada lado, chamadas glândulas submandibulares.

Esses são os principais mecanismos de envelhecimento da região do pescoço, mas vale lembrar que o processo pode variar de uma pessoa para a outra. Por isso é que apenas para alguns pacientes a platismoplastia é uma solução recomendada.

O que é a platismoplastia?

Em resumo, é uma cirurgia que consiste em unir os dois músculos do platisma, o do lado esquerdo com o do lado direito, fazendo uma sutura em linha reta. Para isso, fazemos uma pequena incisão logo abaixo do queixo e amarramos o platisma no centro.

Com esse procedimento, conseguimos tratar parte do processo de envelhecimento do pescoço, como por exemplo melhorar a flacidez, deixando o aspecto externo mais firme. Porém, todos os outros efeitos do tempo, como a flacidez de outros músculos, o acúmulo de gordura (a famosa papada) e o reposicionamento das glândulas submandibulares, não são sanados apenas fazendo a platismoplastia.

Dessa forma, podemos dizer que esse é um procedimento parcial e, ainda que seja efetivo, é considerado incompleto se o objetivo é o rejuvenescimento dessa região. Nesse caso, o recomendado é passar por uma cirurgia completa de pescoço, que inclui, além da platismoplastia, a ressecção de glândula submandibular, a ressecção de gordura acima e abaixo do platisma e a ressecção de pele, através de uma cicatriz na parte traseira das orelhas.

Agora que você já sabe o que é a platismoplastia, entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta para saber qual é o procedimento que será mais efetivo para rejuvenescer o seu pescoço.

Dr Laertes Thomaz Jr – CRM137700 – RQE36792

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *