fbpx

Lifting facial em homens: como é feita a cirurgia de rejuvenescimento facial

cirurgia plástica facial lifting facial em homens

A ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é uma das cirurgias plásticas mais buscadas pelos brasileiros. Quando se fala em cirurgia plástica em homens, ela tem ganhado cada vez mais adeptos, que buscam eliminar rugas, flacidez e remover excessos de pele.

O lifting facial é realizado no terço médio da face. O procedimento reposiciona tecido e musculatura e compreende áreas como pálpebras, pescoço, mandíbula, nariz e testa.

Ainda existem muitas dúvidas a respeito do lifting facial masculino. Para esclarecer as principais dúvidas, Dr. Laertes Thomaz Junior, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica e especialista em técnicas de lifting facial, explica melhor o tema.

Quando é o momento de o homem fazer um lifting facial?

“Recomendamos o lifting facial em pessoas com sulcos profundos, flacidez, bigode chinês, rugas, excesso de flacidez e pele, perda de tônus muscular na face inferior e ausência do contorno da região mandibular”, explica Dr. Laertes.

Segundo ele, os homens que mais buscam o procedimento têm idade acima dos 50 anos e queixas como perda da firmeza da pele e marcas de expressão.

De forma geral, existem vários tipos de lifting facial. Sua indicação varia de acordo com a necessidade de cada paciente. São eles:

  • Lifting temporal: melhora o posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado;
  • Lifting frontal: trata as rugas estabelecidas na região da testa, bem como a musculatura que “gerou” essas rugas;
  • Lifting cervicofacial: trata a face e o pescoço, colocando os tecidos em sua posição original;
  • Lifting endoscópico: realizado com o auxílio de um sistema óptico que diminui o tamanho das incisões, preservando estruturas nobres.

Como é feito o lifting facial em homens

De forma geral, o lifting facial é um procedimento invasivo, que envolve cortes para que o cirurgião reposicione a pele, remodelando os tecidos. “A incisão pode ser feita na frente ou atras da orelha, no couro cabeludo, na região temporal ou em sua parte inferior”, explica Dr. Laertes, que é especialista em uma técnica de lifting facial denominada Deep Plane.

“Uma segunda incisão, abaixo do queixo, às vezes é necessária para reduzir os sinais de envelhecimento no pescoço”, completa o cirurgião, dizendo que o procedimento é feito com anestesia local e sedação.

Antes, para se fazer um lifting facial, o cirurgião apenas descolava a pele do rosto e a reposicionava. Isso gerava um resultado mais artificial, deixando às custas da pele toda a tração. Cicatrizes maiores e resultados que duravam pouco eram alguns dos problemas.

A evolução nesse tipo de procedimento permitiu que os cirurgiões se especializassem em técnicas mais modernas. Muitas delas, inclusive, são as preferidas dos homens na busca pelo lifting facial.

O que é a técnica Deep Plane de lifting facial?

Com a evolução da cirurgia de rejuvenescimento facial, um tecido chamado SMAS (Sistema Músculo-Aponeurótico Superficial) começou a ser tracionado também em vez de apenas pele.

Foi aí que, com o objetivo de oferecer um lifting facial muito mais eficiente e menos traumático, surgiu a técnica Deep Plane Facelift, ainda restrita a alguns cirurgiões plásticos do mundo, já que exige treinamento específico e conhecimento profundo da abordagem.

“Comecei a investir na técnica Deep Plane Facelift há mais ou menos oito anos, após conhecer o trabalho de alguns cirurgiões internacionais, referência na área”, explica Dr. Laertes. Depois disso, optei por investir nessa abordagem, que é bastante específica e requer alto grau de conhecimento, mas traz resultados muito melhores”, complementa o cirurgião.

Com duração de aproximadamente quatro horas, o procedimento de Deep Plane Facelift trata, de forma mais eficiente, problemas como bigode chinês, linhas de marionete, “bochechas de bulldog”, maçãs do rosto caídas e flacidez no pescoço.

Por atuar em uma camada mais profunda dos músculos, a técnica não gera tensão nos tecidos, o que resulta em uma aparência mais jovem e sem aquele aspecto de “pele esticada” e com uma cicatriz de muito melhor qualidade nos homens.

Diferença entre Deep Plane e Lifting Tradicional

Um dos maiores dilemas dos homens que buscam um lifting facial é a naturalidade dos resultados. Há alguns anos, quem se submetia a um lifting facial exibia cicatrizes um pouco mais aparentes e um aspecto esticado na face.

Agora, com o Facelift Deep Plane, as camadas superficiais da pele são reposicionadas e suturas são aplicadas para levantar o conjunto de músculos SMAS, deixando a pele com aspecto mais firme e com mais naturalidade.

“Além de trazer resultados mais naturais, a recuperação do Lifting Facial Deep Plane é mais rápida e simples, geralmente, sem hematomas que podem assustar e dificultar o processo de cicatrização”, explica o cirurgião.

Embora seja mais eficiente e duradouro, o Lifting Facial Deep Plane tem custo mais elevado na comparação com o Lifting Facial tradicional. Os valores do procedimento variam de acordo com a especialização do cirurgião, das necessidades do(a) paciente, escolha de hospital para realizar o procedimento, entre outros fatores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *