fbpx

Lipoaspiração é uma das cirurgias masculinas mais buscadas. Veja como ela é feita

cirurgia plástica são paulo lipoaspiração masculina

A lipoaspiração para homens é uma das cirurgias plásticas mais buscadas por eles, sabia? Ela viabiliza a redução de gordura localizada no corpo e pode ser realizada para tratar uma ou mais áreas, dependendo da necessidade do paciente.

Os casos mais comuns de lipoaspiração em homens são no abdômen, na cintura, laterais das costas, papada ou peito. Há, ainda, a lipo em alta definição, também conhecida como lipo LAD, que tem sido bastante buscada por quem pretende definir o abdômen e conquistar os famosos “gominhos”.

Homens que praticam esportes ou fazem dietas e, ainda assim, têm dificuldade para reduzir a gordura localizada, podem investir na lipoaspiração.

Dr. Laertes Thomaz Junior, cirurgião plástico especializado em lipoaspiração e membro da Sociedade Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica, explica todos os detalhes sobre o procedimento.

Quais são os principais tipos de lipoaspiração realizados em homens

Os tipos de lipoaspiração mais buscados por homens são:

  • Lipoaspiração tradicional

A lipo tradicional foi criada em 1974 e prevê a inserção de uma cânula com sistema de sucção sob a pele. Ela aspira a gordura de regiões específicas e, com o passar dos anos, a técnica foi aprimorada para gerar o mínimo possível de cicatrizes.

Essa abordagem ainda é adotada para remover o excesso de gordura acumulado em diferentes áreas do corpo, geralmente nos braços, pernas, abdômen, quadris e papada.

  • Lipo HD, lipoaspiração de alta definição ou lipo 3D para homens

A chamada lipo HD é outra alternativa às técnicas tradicionais de lipoaspiração. Muito adotada pelos homens, essa nova tecnologia atua seletivamente no tecido adiposo, deixando a gordura líquida para facilitar sua extração.

A principal diferença entre a lipo LAD e a tradicional é que ela permite que o cirurgião faça uma escultura corporal. Isso porque ele remove a gordura corporal superficial e profunda que envolve os grupos musculares.

A lipo HD pode ser feita em mais regiões, além do abdômen. Ela é indicada para todos os locais do corpo em que haja pouca gordura, tais como braços, costas, coxas ou panturrilhas.

“No caso da lipo HD masculina, fazemos uma lipo um pouco mais intensa nas bordas dos músculos. Na parte de cima, retiramos menos gordura para que o músculo fique em relevo, dando aquele aspecto de três dimensões”, diz o Dr. Laertes Thomaz Junior, enfatizando que essa abordagem não é para quem deseja perder peso, mas, sim, definir uma região que já tenha pouca gordura.

Estima-se que, por dia, sejam realizadas quase 600 lipoaspirações no Brasil, sendo que a lipo HD tem ganhado terreno, associada a novas técnicas. Na lipo HD masculina, o vibrolipoaspirador faz um movimento de rotação com a ponta da cânula, resultando em tecidos menos machucados e uma cirurgia muito mais tranquila.

“Outro aparelho bastante moderno e que facilita a cirurgia de lipoaspiração é o Vaser (lipoaspiração ultrassônica), indicado para o momento que antecede a retirada de gordura. Quando ela fica líquida, é mais fácil fazer a sucção com a cânula do vibrolipoaspirador”, diz o cirurgião.

Ainda no caminho de tecnologias que ajudam a melhorar os resultados da lipoaspiração estão os equipamentos como Renuvion e Bodytite, que oferecem mais retração da pele e redução da flacidez. Estes aparelhos são aplicados depois do vaser e do vibrolipoaspirador ao final da lipoaspiração com o intuito de diminuir a flacidez pré-existente e a flacidez que pode surgir com a retirada da gordura.

“Gosto de usar ambos em pacientes com flacidez de leve a moderada, que serão submetidos(as) a uma lipo e não desejam grandes cortes para retirada de pele”, complementa Dr. Laertes, explicando que uma avaliação minuciosa é fundamental para entender a abordagem mais indicada para cada paciente.

  • Mini lipo ou lipo de consultório

A lipo light é um procedimento destinado a quem precisa remover gordurinhas indesejadas, mas não quer se submeter a uma grande cirurgia plástica.

Também chamado de lipo de consultório, mini lipo ou smartlipo, o procedimento não exige internação e pode ser feito 100% dentro da clínica médica, com uso de anestesia local e alta no mesmo dia.

“A lipo light é indicada para casos específicos. Ela é recomendada para pacientes dentro do peso ideal, mas que tenham pequenas gorduras locais”, explica Dr. Laertes, enfatizando que o procedimento pode ser realizado em locais como a parte interna dos joelhos, o culote, o abdômen, queixo/papada, braços, costas e culotes.

“Após o procedimento de lipo em consultório é preciso usar uma malha ou cinta cirúrgica para diminuir a incidência de hematomas e inchaço no local”, diz o especialista em lipo. “Sessões de drenagem linfática também são indicadas para maximizar os resultados”, completa Dr. Laertes.

Embora seja muito realizada em consultório, a mini lipo não deve ser feita por pessoas muito acima do peso ideal ou que já se submeteram recentemente a uma lipo light, já que há riscos pós-operatórios e, como qualquer cirurgia, os riscos aumentam.

Qual técnica de lipoaspiração é a melhor?

Os três tipos de lipoaspiração para homens têm como o objetivo principal de eliminar depósitos de gordura localizada, mas são indicados para diferentes casos.

Portanto, não existe uma técnica melhor ou pior que a outra. A escolha pela lipoaspiração tradicional, lipo HD ou lipo de consultório deve ser feita junto com um cirurgião plástico experiente.

Alguns fatores que precisam ser avaliados são:

  1. Expectativas do paciente;
  2. Quantidade de gordura a ser extraída;
  3. Áreas do corpo que serão trabalhadas.

“Gosto sempre de conversar com o paciente que busca uma lipoaspiração em homens e entender suas necessidades e expectativas. Depois, discutimos o melhor procedimento”, complementa Dr. Laertes, explicando que uma avaliação minuciosa é fundamental para entender a abordagem mais indicada para cada paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *