fbpx

O tempo certo para o rejuvenescimento facial: um assunto pessoal

Existe um momento certo para realização de um lifting facial? Conheça as vantagens e desvantagens do procedimento precoce e tardio

Há quem busque rejuvenescimento facial cedo, enquanto outros preferem esperar. Cada paciente tem seu próprio ritmo quando se trata de cirurgia plástica para rejuvenescer o rosto. Alguns optam por procedimentos mais suaves, como toxina botulínica e estimuladores de colágeno, adiando a intervenção cirúrgica até mais tarde, por volta dos 60 anos ou além.

Recebo perguntas frequentes sobre a idade certa para um lifting facial ou cirurgias semelhantes. A resposta? Não há uma idade fixa. Cada abordagem – seja precoce ou tardia – tem suas vantagens e desvantagens. O momento certo para a cirurgia é uma escolha pessoal, moldada pelas preferências e objetivos de cada indivíduo.

Pós e contras
Ao realizar a intervenção precoce, por exemplo, é possível intervir nos primeiros sinais de envelhecimento, prevenindo a formação de rugas profundas e flacidez excessiva.

O rejuvenescimento facial precoce também pode oferecer resultados mais duradouros, pois a pele ainda possui boa elasticidade e capacidade de recuperação. Normalmente, requer menos procedimentos complementares, como preenchimentos ou técnicas mais intensas, já que a pele ainda não sofreu grandes alterações.

Por outro lado, como o processo natural de envelhecimento continua, pode ser necessário realizar procedimentos adicionais ao longo do tempo para manter os resultados, além de ser difícil prever como a estrutura facial evoluirá, o que pode levar a um resultado estético diferente do desejado em idades mais avançadas.

Quando realizado após os 50, 60 anos, o lifting facial pode proporcionar resultados mais estáveis, já que a estrutura facial está mais definida e pode ser melhor avaliada. Além disso, aguardar até que os sinais de envelhecimento sejam mais evidentes pode permitir um planejamento mais preciso do procedimento, garantindo resultados mais assertivos.

Mas, como dito anteriormente, também pode ter desvantagens. Em geral, a recuperação de um lifting facial tardio pode ser mais desafiadora devido à idade avançada e possíveis condições médicas subjacentes. A pele também pode ter perdido parte de sua elasticidade natural, o que pode limitar os resultados alcançados ou exigir técnicas mais agressivas.

A escolha entre um lifting facial precoce e tardio é altamente pessoal e deve ser discutida com um cirurgião plástico para avaliar as opções mais adequadas às necessidades individuais e expectativas estéticas de cada paciente.

A verdade é que não existe um padrão estabelecido. O importante é entender que a decisão sobre o momento certo para a cirurgia de rejuvenescimento facial é pessoal e única para cada um.

Está em dúvida sobre a realização do procedimento? Entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta de avaliação.

Dr Laertes Thomaz Jr – CRM137700 – RQE36792

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *