fbpx

Quais são as cirurgias plásticas mais buscadas pelos homens?

cirurgia plástica são paulo cirurgias plásticas mais buscadas por homens

Você ainda pensa que cirurgia plástica é assunto para mulheres? Antes, grande parte dos procedimentos eram, de fato, realizados por elas. Entretanto, a partir da metade da década de 70, a procura dos homens por cirurgias estéticas aumentou e, hoje em dia, já responde por quase 50% dos procedimentos do tipo.

Mais vaidosos, os homens buscam manter a beleza e juventude por mais tempo. O preconceito foi deixado de lado e, agora, eles buscam cirurgias para elevar a autoestima e corrigir algo que os incomode.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos mais buscados pelos homens são:

  • Ginecomastia: redução de mamas que sofreram crescimento anormal;
  • Lipoaspiração: eliminação da gordura localizada em regiões como abdômen e cintura;
  • Rinoplastia (cirurgia de nariz);
  • Blefaroplastia (retirada do excesso de pele e gordura das pálpebras);
  • Implante capilar como solução para a calvície.

A popularidade dessas cirurgias varia de acordo com a idade de cada homem. Na faixa etária dos 30 anos, os procedimentos mais procurados são ginecomastia, rinoplastia e correção de orelha de abano. Até os 40, é a lipoaspiração. A partir dos 50 anos, o implante capilar e o lifting facial são os mais buscados.

Como funciona a rinoplastia, cirurgia mais realizada no Brasil

Segundo uma pesquisa da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), em 2020, a rinoplastia foi o procedimento facial mais realizado entre os brasileiros. Foram 87.879 cirurgias no nariz feitas por aqui, mas esta é uma das cirurgias faciais que mais exigem perícia do cirurgião, sabia?

“A rinoplastia é uma das cirurgias mais difíceis na área da cirurgia plástica. Por isso mesmo, é necessário escolher um profissional especializado nesse tipo de procedimento e que domine as técnicas mais modernas”, explica Dr. Laertes Thomaz Junior, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica.

A busca pela correção do nariz pode acontecer por inúmeras razões, que vão desde as estéticas até as de saúde. Há, ainda, quem precise de uma rinoplastia secundária ou revisional, necessária quando o resultado da primeira cirurgia não é satisfatório.

“Rinoplastia secundária ou rinoplastia revisional é o nome que se dá ao procedimento cirúrgico realizado em um nariz previamente operado. Sempre recomendo esse tipo de cirurgia a pessoas que não tiveram suas expectativas atingidas, seja na parte estética quanto na funcional [respiração]”, completa o especialista em rinoplastia.

Entre as principais queixas dos homens na busca pela rinoplastia estão tamanho do nariz, largura do dorso nasal, perfil, ponta ou narinas largas demais. Assimetrias e desvio nasal são outras queixas.

“Há casos em que precisamos usar cartilagem de costela para redesenhar o nariz e sua estrutura, como em situações de reoperação ou quando operamos um nariz étnico, que necessita de grande quantidade de cartilagem para efetuarmos todas as modificações necessárias”, conta Dr. Laertes.

O especialista destaca que o procedimento deve ser feito por um cirurgião com especialização nesta área da face, já que uma falha pode alterar todo o aspecto do paciente.

Lipoaspiração: procedimento é cada vez mais buscado por homens

A lipoaspiração para homens reduz a gordura localizada no corpo e pode ser realizada para tratar uma ou mais áreas, dependendo da necessidade do paciente.

Os casos mais comuns de lipoaspiração em homens são no abdômen, na cintura, laterais das costas, papada ou peito. Há, ainda, a lipo em alta definição, também conhecida como lipo LAD, que tem sido bastante buscada por quem pretende definir o abdômen e conquistar os famosos “gominhos”.

Atualmente, há algumas opções de lipoaspiração, que se adequam às necessidades do paciente. Além da lipo tradicional, que prevê a inserção de uma cânula com sucção sob a pele, há técnicas mais específicas, como a lipo de consultório ou lipo HD, muito realizada pelos famosos.

“A principal diferença entre a lipo LAD e a tradicional é que ela permite que o cirurgião faça uma escultura corporal. Isso porque ele remove a gordura corporal superficial e profunda que envolve os grupos musculares”, conta Dr. Laertes, especialista em lipoaspiração.

A lipo HD pode ser feita em mais regiões, além do abdômen. Ela é indicada para todos os locais do corpo em que haja pouca gordura, tais como braços, costas, coxas ou panturrilhas.

“No caso da lipo HD masculina, fazemos uma lipo um pouco mais intensa nas bordas dos músculos. Na parte de cima, retiramos menos gordura para que o músculo fique em relevo, dando aquele aspecto de três dimensões”, diz o Dr. Laertes Thomaz Junior, enfatizando que essa abordagem não é para quem deseja perder peso, mas, sim, definir uma região que já tenha pouca gordura.

Na busca por eliminar gordura e definir músculos, alguns aparelhos são aliados. Equipamentos como Vaser, que faz a lipoaspiração ultrassônica, bem como Renuvion e Bodytite, são tecnologias que permitem maior tração da pele e redução da flacidez.

Já a lipo light (ou lipo de consultório) é destinada a quem precisa remover gordurinhas indesejadas, mas não quer se submeter a uma grande cirurgia plástica.

“Este procedimento não exige internação e pode ser feito 100% dentro da clínica médica, com uso de anestesia local e alta no mesmo dia”, explica Dr. Laertes. “Ele é indicado a pacientes dentro do peso ideal, mas que tenham pequenas gorduras locais”, complementa o especialista.

Blefaroplastia: por que a cirurgia de correção de pálpebras ficou tão popular?

A busca por um olhar atento e sem os indícios do passar dos anos deixou de ser algo buscado pelas mulheres. Atualmente, os homens são responsáveis por boa parte das cirurgias de blefaroplastia (cirurgia de pálpebras).

O procedimento pode tratar a pálpebra superior e a inferior. Ele pode retirar o excesso de pele, músculo e gordura, ou fazer uma associação de ambos.

“Na blefaroplastia, os pontos ficam escondidos e são retirados entre cinco e sete dias após a cirurgia. Dentro de duas semanas, o paciente está liberado para as atividades habituais”, conta o especialista, explicando que uma blefaroplastia leva de uma a três horas.

“Como existem várias técnicas de blefaroplastia, é essencial conversar com um cirurgião plástico experiente no assunto para entender as necessidades do paciente e discutir a melhor abordagem”, completa Dr. Laertes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *