fbpx

Quais são os cuidados no pós-lipoaspiração?

Todo procedimento cirúrgico visa oferecer uma melhor qualidade de vida, corrigindo falhas e visando o bem estar do paciente. Porém a cirurgia plástica em si não é suficiente caso não siga os cuidados no pós-operatório, fase fundamental para obter sucesso no resultado da cirurgia.

O pós-operatório da lipoaspiração exige muito do paciente, como limitação de movimento, repouso, acompanhamento médico, atividade física e alimentação balanceada. Não seguir os cuidados do pós-operatório pode causar inúmeros inconvenientes, como problemas na cicatrização, fibroses, infecções, manchas cutâneas, aderências e até problemas mais severos que pode colocar a vida do paciente em risco. Para evitar esses transtornos preparamos uma lista de cuidados especiais, mas principalmente deve levar em conta as orientações dada pelo médico responsável.

Pós-operatório da liposaspiraçãoRepouso

Assim que o paciente recebe alta, não significa retomar as atividades de rotina. É importante obedecer o tempo de repouso indicado, pois a lipoaspiração é considerada um dos procedimentos mais invasivos.

Não é necessário ficar o tempo todo deitado, mas deve permanecer em repouso relativo durante 3 dias pelo menos. São indicadas pequenas caminhadas dentro de casa para evitar problemas de circulação, como a trombose nas pernas. O paciente poderá fazer as atividades do dia-a-dia caso se sinta apto em realiza-las.

Cinta modeladora

Por um período de até 2 meses o paciente deve usar a cinta modeladora. O uso contínuo dessas malhas ajudam a acelerar a absorção do inchaço, além de auxiliar na cicatriz, evita o aparecimento de irregularidades e depressões na área operada.

Exercício Físico

Após 15 dias o paciente sob orientação do médico pode voltar as suas atividades físicas, porém é necessário respeitar o início progressivo. Esse retorno às atividades é exigido para evitar que o paciente volte ao peso antigo e impedir que a gordura localizada assuma novamente a região do corpo que foi lipoaspirada.

Alimentação

A alimentação precisa ser balanceada e não deve ser muito restrita no início do pós-operatório. Devido o organismo está em recuperação devido uma “agressão” ele precisa ter os nutrientes e vitaminas necessários para ajudar nessa fase, para isso é necessário uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e dependendo do caso até suplementação de ferro, para garantir uma recuperação rápida e eficaz.

Agende sua Consulta

Seguindo essas dicas somada aos cuidados estipulados pelo médico responsável são o segredo para alcançar o sucesso de uma cirurgia bem sucedida.