fbpx

Rinoplastia masculina: o que esperar do procedimento?

cirurgia plástica são paulo rinoplastia masculina

É comum que, com o aumento nas buscas por procedimentos estéticos, surja também uma demanda maior por cirurgias no nariz (rinoplastia), mas você sabe diferenciar uma rinoplastia masculina da feminina?

Cirurgiões plásticos são questionados com frequência sobre a cirurgia de nariz em homens, que têm aderido, cada vez mais, aos procedimentos estéticos cirúrgicos.

Sabia que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em cinco anos, a busca masculina por rinoplastia quadruplicou? Os que mais fazem a cirurgia são os jovens adultos, na faixa dos 30 anos de idade, mas ela pode ser realizada em qualquer pessoa, de todas as idades.

A seguir, Dr. Laertes Thomaz Junior, membro da Sociedade Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica e especialista em rinoplastia, fala sobre o assunto e esclarece dúvidas sobre a cirurgia plástica de nariz em homens!

Diferença entre rinoplastia masculina e rinoplastia feminina

De forma geral, pode-se dizer que existem poucas diferenças entre a rinoplastia em homens e em mulheres. Isso porque, independentemente do gênero, a preparação e os exames pré-operatórios são os mesmos.

O que varia é o tipo de intervenção, baseada na queixa individual, bem idade e histórico clínico de cada paciente.

“De forma geral, recebo homens na clínica descontentes com a aparência de seus narizes e com o objetivo de melhorar a autoestima”, explica Dr. Laertes, especialista em rinoplastia. “Há, ainda, que precisa melhorar a respiração e corrigir desvio de septo ou lesões ocorridas em acidentes ou práticas esportivas”, completa o cirurgião.

Apesar de destacar que existem semelhanças entre a rinoplastia masculina e a feminina, Dr. Laertes enfatiza que é fundamental preservar as feições do homem no procedimento. Narizes muito finos, pequenos e/ou arrebitados, por exemplo, não combinam com os traços deles. Em geral, o foco é seguir um perfil mais reto e com pontas mais projetadas.

Quais são as principais queixas do homem ao procurar a rinoplastia?

Na rinoplastia masculina, o foco está nos resultados naturais e mudanças sutis. As principais queixas levadas ao consultório pelos homens incluem:

  • Correção do desvio de septo, que pode ser associado a algum tipo de harmonização estética (rinosseptoplastia);
  • Correção de deformidades decorrentes de acidentes na região nasal;
  • Correção da hipertrofia dos cornetos (carne esponjosa);
  • Tratamento de problemas respiratórios crônicos;
  • Melhorias estéticas, como harmonizar a largura do dorso, correção de assimetrias e desvios, reduzir as asas nasais ou melhorar a ponta do nariz.

Em casos específicos, pode ser realizada uma rinoplastia secundária ou revisional, necessária quando o resultado da primeira cirurgia não é satisfatório.

“Rinoplastia secundária ou rinoplastia revisional é o nome que se dá ao procedimento cirúrgico realizado em um nariz previamente operado. Sempre recomendo esse tipo de cirurgia a pessoas que não tiveram suas expectativas atingidas, seja na parte estética quanto na funcional [respiração]”, explica Dr. Laertes, que também é especialista na técnica Deep Plane de lifting facial.

Como funciona a rinoplastia em homens?

No que diz respeito às técnicas, a rinoplastia para homens varia bastante de acordo com o tipo de estrutura nasal. A maior parte dos brasileiros tem estrutura caucasiana (com dorso mais forte) ou negróide (com a cartilagem mais fraca).

A cirurgia de correção de nariz pode ser realizada de forma aberta ou fechada. Na rinoplastia aberta, a incisão é feita na columela. Na rinoplastia fechada as incisões são internas, o que deixa as cicatrizes escondidas.

O procedimento, tanto em homens quanto em mulheres, deve ser feito em ambiente hospitalar. Há situações em que a anestesia local e sedação já bastam e outros exigem anestesia geral. Na maioria dos casos, o paciente tem alta no mesmo dia, após ficar algumas horas em observação.

“Há casos em que precisamos usar cartilagem de costela para redesenhar o nariz e sua estrutura, como em situações de reoperação ou quando operamos um nariz étnico, que necessita de grande quantidade de cartilagem para efetuarmos todas as modificações necessárias”, explica o cirurgião.

Como é o pós-operatório da rinoplastia em homens?

Em cerca de duas semanas com curativo no nariz, o paciente já pode retomar suas atividades. A exceção é a prática de exercícios físicos — liberada, para a maioria das modalidades, após um mês da cirurgia.

O inchaço e hematomas desaparecem alguns dias após a cirurgia. Entretanto, o resultado definitivo do procedimento é visto apenas depois alguns meses.

“Como toda cirurgia plástica, este procedimento de rinoplastia em homens deve ser feito por um cirurgião com especialização nesta área da face, já que uma falha pode alterar todo o aspecto do paciente – algo que não é desejado na cirurgia plástica, que almeja resultados naturais”, completa Dr. Laertes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *