fbpx

Rinoplastia secundária ou revisional: aprimorando resultados estéticos e funcionais

Aprimorar os resultados alcançados em uma rinoplastia realizada anteriormente. Essa é a meta da chamada rinoplastia secundária ou rinoplastia revisional.

Antes de falar sobre o tema, reforço que a rinoplastia é uma das grandes paixões da minha carreira na cirurgia plástica. Por isso, buscar o aperfeiçoamento contínuo nesta especialidade faz parte da minha trajetória médica. Com uma formação sólida, tive oportunidade de aprender com os maiores cirurgiões da área no Brasil, nos EUA e na Turquia.

Abaixo, explico como alguns detalhes das cirurgias revisionais.

O conceito
A rinoplastia é uma cirurgia delicada que visa melhorar a estética e, muitas vezes, a função respiratória do nariz. A rinoplastia secundária ou revisional é aquela em que o paciente necessita de uma segunda cirurgia no nariz devido a resultados estéticos insatisfatórios ou a problemas funcionais de respiração. Essa cirurgia pode ser chamada de secundária, terciária ou quaternária, dependendo do número de revisões necessárias para alcançar os resultados desejados.

A importância da cartilagem na rinoplastia revisional
Uma das características marcantes da rinoplastia revisional é a necessidade de cartilagem adicional para realizar as mudanças estéticas e funcionais necessárias. Na maioria dos casos, a principal fonte de cartilagem é a região das costelas.

Para obtê-la, realizamos uma pequena incisão de aproximadamente 1 a 2 centímetros na região das costelas. A cartilagem é cuidadosamente retirada e moldada de acordo com as necessidades da reconstrução nasal. Essa cartilagem se torna nossa ferramenta fundamental para atingir os objetivos desejados na rinoplastia revisional.

Resultados
Apesar da complexidade envolvida na rinoplastia revisional, os resultados costumam ser altamente satisfatórios. Pacientes relatam uma melhoria significativa na função respiratória e uma transformação positiva na estética de seus narizes. O uso da cartilagem das costelas permite uma reconstrução precisa e personalizada, ajudando a atingir as metas estéticas planejadas.

Expertise
A rinoplastia secundária, terciária ou quaternária, também conhecida como rinoplastia revisional, é um campo especializado e desafiador na cirurgia plástica. Quando os resultados desejados não são alcançados na primeira cirurgia, a revisão oferece uma oportunidade para corrigir problemas estéticos e funcionais.

Lembre-se que, nestes casos, é fundamental avaliar o currículo e experiência do profissional escolhido para a realização da cirurgia. A expertise do cirurgião em cirurgias revisionais deve ser um ponto importante a ser considerado.

Quer saber mais sobre rinoplastia revisional? Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta de avaliação.

 

Dr Laertes Thomaz Jr – CRM137700 – RQE36792

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *