O Procedimento de Blefaroplastia
A região das pálpebras e ao redor dos olhos tem a característica de transmitir aspectos de nossas emoções como alegria, tristeza, interesse ou cansaço pois, como dizem, os olhos são o espelho da alma e, quando falamos uns com os outros, é para os olhos que miramos.
No decorrer do tempo, com o envelhecimento ou devido a fatores hereditários, ocorre um acúmulo de pele e gordura nas pálpebras, bem como queda da cauda da sobrancelha.
Essas alterações interferem no dia a dia dos pacientes, pois fazem com que eles não reflitam suas emoções verdadeiras, podendo afetar suas relações interpessoais e, em casos extremos, até a visão. O paciente pode passar um ar de cansado e abatido, mesmo estando bem disposto.
A cirurgia das pálpebras, conhecida como Blefaroplastia, pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com o levantamento das sobrancelhas (lifting de sobrancelhas) e ritidoplastia (lifting facial). É uma cirurgia que pode ser indicada até mesmo em pessoas de menos idade devido a fatores hereditários.
Essa cirurgia consiste na remoção do excesso de pele da pálpebra superior, inferior ou ambas, e de bolsas de gordura localizadas nessas regiões. Pode envolver, ainda, a retirada de uma pequena faixa de músculo orbicular dos olhos superior e inferior e, em alguns casos, indica-se o fortalecimento da pálpebra inferior (cantopexia ou cantoplastia), o que reestabelece o contorno amendoados dos olhos.