O Procedimento de Mentoplastia
Em nossa sociedade ocidental, pessoas com o rosto angulado e queixo bem definido são consideradas mais bonitas, pois se associam a elas características de personalidade forte e beleza. A cirurgia plástica do mento (queixo) é pouco conhecida pela população em geral, e, quando bem indicada, traz inúmeros benefícios, permitindo um equilíbrio das feições da face. É recomendada para pacientes que têm queixo pequeno e retraído com boa oclusão dentária.
A região do mento pode ser aumentada através da colocação de implantes, osteotomia (cortar o osso) ou, em alguns casos, onde a necessidade de projeção não é tão acentuada, pode-se optar pelo uso de alguns preenchedores como gordura, hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico. Os dois tipos de implantes mais utilizados são o de polietileno poroso de alta densidade e o de silicone. A vantagem do primeiro é que o material é mais aceito pelo organismo (biocompatível), tem menor índice de efeitos adversos e vem se tornando a primeira escolha.
Na osteotomia de mento não há necessidade da inclusão de implantes, e o aumento do queixo é realizado através de seu reposicionamento anterior e fixação com mini placas de titânio e parafusos. A incisão, tanto na osteotomia quanto com o uso de implante, é posicionada dentro da boca (sulco gengival). É imprescindível a avaliação da oclusão dentária e das projeções da face para o resultado adequado.